Cervejaria Albanos cria projeto “Da Origem ao Copo” em busca de novas receitas

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Após produzir mais de 30 rótulos próprios, entre os fixos e sazonais, passeando por diversos estilos cervejeiros, experimentos com abóbora, cramberry, chá e ganhar prêmios significativos, a Cervejaria Albanos decidiu que é hora de se aprofundar em suas raízes e lançou o projeto “Da Origem ao Copo”.

Em agosto, o mestre cervejeiro Pablo Carvalho e a beer sommelier Fabiana Arreguy colocaram o pé na estrada e estão realizando uma expedição por Minas Gerais em busca de tradições e inspirações para a criação de novas receitas. “Fomos buscar diretamente na fonte ingredientes que retratam a riqueza e a multiplicidade do estado. Das famosas jabuticabas de Sabará, passando pelas compotas e doces, tombados como patrimônio imaterial, de São Bartolomeu, chegando ao café do Sul de Minas. Uma verdadeira ode a Minas Gerais! E o projeto valoriza o pequeno produtor. É cerveja artesanal de verdade.”, conta Fabiana.

Fabiana Arreguy, Beer sommelier

Pablo Carvalho, mestre cervejeiro Albanos

Três novos rótulos já foram desenvolvidos a partir das expedições. E a primeira cerveja do projeto já está disponível Hub Cervejeiro Albanos Sion, on tap: uma Stout Chocolate com compota de laranja-da-terra. A cerveja tem como base o estilo Stout, com notas torradas que lembram chocolate e café. Junta-se a isso o sabor da compota de laranja, cítrica e levemente amarga do sumo da fruta. A sensação é a de estar saboreando uma barra de chocolate com laranja. Em breve haverá também versões em lata e garrafa. Os outros dois rótulos da primeira etapa do projeto serão lançados ainda em 2019.

Para a criação desta receita, a dupla visitou Edu Tijolo, em São Bartolomeu, distrito de Outo Preto. O doceiro herdou a profissão – e o apelido – do pai. Começou no ofício aos 13 anos e hoje é famoso na cidade, tradicional por suas compotas. A produção é feita em um anexo de sua casa e muitas das frutas colhidas no próprio pomar.

Laranja da terra, sabor marcante na cerveja

Além de traduzir os sabores mineiros em forma de cerveja, o projeto “Da Origem ao Copo” tem a missão de valorizar o pequeno produtor. Atualmente, a agricultura familiar representa 38% do valor bruto da produção agropecuária do país, são 4,4 milhões de famílias agricultoras trabalhando. Só em Minas Gerais, temos 350 mil propriedades familiares. Ao apoiar esta ponta da cadeia, além de difundir a cultura mineira, a Cervejaria Albanos fomenta o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Ao subir e descer montanhas, visitar produtos e produtores, uma infinidade de sotaques, causos e memórias, a frase eternizada por Guimarães Rosa nunca fez tanto sentido: “Minas são muitas”.

HUB CERVEJEIRO ALBANOS
Endereço: rua Pium-Í, 611, Sion
Funcionamento: de segunda a sexta, das 17h à 0h | sábado, das 12h à 0h | domingo, das 12h às 17h

Mais informações: (31) 3281-2644 / (31) 9.8402-6452 / albanos.com.br

 

Informações enviadas pela Assessoria Doizum
Fotos por Thiago Henrique

Luiza e Mateus

www.casamil.com.br

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *