Chef de corpo e alma: Restaurante Alma Chef oferece cursos gastronômicos em BH

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Um requintado espaço para vivenciar sabores únicos onde o diferencial, além da qualidade, é a aproximação do cliente com o chef. Este é o conceito do Alma Chef – Casa de Gastronomia, o restaurante que visitamos não apenas para saborear, mas também aprender como fazer esses deliciosos pratos.

A princípio, o convite foi inusitado e causou algumas dúvidas: “Curso? Como assim curso? Confesso que num primeiro momento achei que eu teria que preparar meu próprio prato, mas fiquei aliviado por não morrer de fome quando compreendi que fomos apenas para aprender a fazer e depois iríamos comer” – Mateus.

botao-foto-gourmet

Sendo assim, em uma noite de quarta-feira pegamos lápis e papel para relembrar os tempos de sala de aula, porém em uma bela cozinha. Frequentemente o restaurante Alma Chef oferece cursos sobre diversos temas e estilos de gastronomia, entre eles o Menu Saudável, o curso no qual participamos (abaixo, um vídeo para entender melhor nossa experiência).

Coincidência ou não, depois de tanta burgueria e carnes pesadas fomos convidados para experimentar uma gastronomia leve e saudável… talvez precisamos perder alguns quilinhos… Mas o importante é que descobrimos que é possível comer muito bem usando ingredientes de baixa caloria e sem gordura.

Na chegada fomos apresentados a chef do curso, Kelly Varoto, residente do Alma Chef  e seu amigo, o chef convidado Stefan Filipe. Fizemos uma breve apresentação para a turma estilo primeiro dia de aula, falando um pouco sobre nós e nossa expectativa com o curso. Ao todo, eram dez alunos na cozinha / sala de aula.

img_8581

Na chegada, um espumante gentilmente oferecido para as mulheres

A cozinha é aberta com as mesas dispostas ao lado para degustarmos os pratos. O espaço é grande, bonito e é bastante utilizado em eventos, além do dia a dia do restaurante.

Recebemos um menu detalhado dos pratos com ingredientes e modo de preparo, onde podíamos fazer nossas anotações e acredite, foram muitas. Durante o curso, os chefs passam dicas muito legais que podem ser facilmente repetidas em casa. “Eu anotei tudo e por falta de tempo anda não fiz nenhuma receitinha, mas com certeza iremos aplicar todas” – Lu.

O primeiro prato foi uma Sopa de Tomate com Crostini de Dantan de Azeitonas e estava perfeito! O aroma era tão bom que foi difícil concentrar nas explicações… rsrs… Com certeza foi um dos nossos preferidos.

Alma Chef

Sopa de Tomate com impecável aroma e sabor

Vale lembrar que antes de mostrar como fazer cada prato, a Chef Kelly Varoto apresenta os ingredientes que ela vai usar em cada receita e mostra algumas variações que podemos fazer. Alguns pratos estão pré-prontos e são apenas finalizados na nossa presença.

Alma Chef

Diversos tipos de ingredientes para produções especiais

E foi o caso do segundo prato, a Salada Grelhada. Se alguém diz que não vê graça em salada é porque certamente não experimentou esta salada. Os vegetais são tostados, deixando-os muito mais saborosos. As amêndoas e o vinagre balsâmico especialmente preparados dão um toque todo especial.

Alma Chef

Salada grelhada, deliciosa

Em seguida o nosso favorito, o Calzone Natural. “Foi o meu preferido. Impressionante como um prato simples pode ser tão delicioso! Decidimos deixar a receita dele aqui e vale a pena fazer” – Mateus.

Ingredientes

  • 01 Fatia de pão (A chef substituiu por Rap10 light)
  • 01 Fatia de queijo de bufula
  • Q.b de rúcula
  • 60gr de tomate sweet grape
  • Q.b Alecrim
  • Q.b tomilho
  • Q.b alho
  • Q.b Azeite
  • Q.b de sal
  • Q.b de Pimenta do Reino
  • Q.b de molho pesto

Modo de Preparo

Aqueça levemente o pão, cubra com o queijo, rúculas, tomates confitados, tempere com sal, pimenta do reino, azeite e molho pesto. Enrole e parta ao meio.

Tomate confitado

Colocar os tomates em uma assadeira, regar azeite, sal, pimenta do reino, alho amassado e ervas. Levar ao forno a 180° ate começarem a murchar. (em média quatro minutos)

Molho Pesto

  • 01 Maço de basílico verde
  • 300ml de azeite extra virgem
  • 50gr de pinoli ou nozes
  • 150gr de parmesão
  • ½ dente de alho
  • Q.b sal

Deixar todos os ingredientes na geladeira, inclusive o copo do liquidificador, colocar os ingredientes e bater até ficar bem liso.

Dica: para um pesto ainda mais verde, acrescente um pouco de salsinha fresca; O molho pode ser congelado.

alma chef

O Calzone é muito simples de fazer

img_8663

E tem um sabor fora de série

Apenas uma observação, pois também não sabíamos, mas Q.b significa: o suficiente, a seu gosto, o quanto desejar… e por aí vai.

O próximo prato foi um saboroso Risoto Integral com Grãos e Cogumelos. Quando falamos a palavra “integral”, logo imaginamos algo sem sabor… mas acreditem, este estava muito bom! Se você experimentar sem saber que é arroz integral, nunca irá adivinhar. Os cogumelos também são um grande diferencial.

Alma Chef

Risoto integral, fantástico

O último prato quente da noite foi um levíssimo peixe com uma surpreendente couve-flor em forma de purê. O Peixe com Crosta de Sementes e Purê de Couve-flor estava perfeito! Muito fácil de fazer, o prato além de lindo estava delicioso e com certeza iremos fazer para receber nossos amigos, e o peixe acompanhará muito bem a sobremesa que aprendemos em seguida.

Alma Chef

Leve e delicioso

Fechamos a noite com um Pudim de Tapioca e Coco, que tem o mesmo aroma e sabor do pudim original, porém um pouco mais consistente. A sobremesa é fantástica, e chamou nossa atenção para procurarmos mais opções de doces saudáveis.

“Pensa num ser humano extremamente feliz depois desse pudim!? Eu! Fiquei tão feliz por ser tão gostoso e fit que depois até arrisquei a inventar outros doces, como por exemplo brigadeiro de whey… rsrs… Simplesmente maravilhoso!” – Lu.

img_6302

Pudim de Tapioca, o queridinho da Lu

Encerramos o curso extremamente satisfeitos pelo aprendizado e claro, pelas delícias que experimentamos. Podemos dizer que o saldo foi pra lá de positivo, pois aprendemos que podemos comer muito bem com uma alimentação saudável.

Alma Chef

Agradecimento especial aos Chefs Stefan Filipe e Kelly Varoto

Agradecemos o restaurante Alma Chef pelo convite e principalmente por inovar com uma proposta tão interessante que aproxima o cliente do chef, desenvolvendo o interesse pela gastronomia. Amamos nossa experiência e voltaremos para mais aulas, almoços e/ou jantares na casa. Agradecemos também aos chefs Kelly Varoto e Stefan Filipe pelo carinho, cuidado e dedicação que tiveram com todos os presentes no curso.

ALMA CHEF

Endereço: Rua curitiba, 2081 – Bairro Lourdes – Belo Horizonte – MG

Valor do curso: R$180,00 (por pessoa) / Curso Menu Saudável: Cinco pratos quentes + uma sobremesa

 

Luiza e Mateus

www.casamil.com.br

 

Estivemos no Alma Chef no dia 08 de março de 2017. O Casal Mil visitou a casa a convite do restaurante, mas todas as opiniões aqui relatadas são isentas e imparciais, o que reflete nossa real experiência.

Veja também:

+ Gastronomia Mineira Internacional

+ Gastronomia feita em casa

+ Noite do Petiscos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *