No Banner to display

Bar do Baiano I Casal Mil Convida: Oncevai

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

A comida nordestina tem seus encantos e é considerada uma das melhores do Brasil. O tempero e os insumos são bem marcantes proporcionando uma mistura de sabores e uma  experiência única. Entretanto, te digo uma coisa, é bem possível viajar para o nordeste sem sair de Belo Horizonte. Você conhece o Bar do Baiano?

Casal Mil Convida

O The New Yourk Times, um dos jornais mais importantes do mundo, publicou uma matéria em 2007, classificando a cidade de BH como a capital dos bares, já que, na época, eram 28 bares por quilômetro. Como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, hoje são mais de 14 mil espalhados pela cidade, com opções para todos os gostos e bolsos.

A Boemia corre nas nossas veias, fato! A ideia de criar um quadro que pudéssemos falar de lugares que a gente curte, era antiga. BH é a capital dos botecos, então a gente precisava fazer isso! Inclusive, o aniversário de 3 anos do blog foi literalmente um boteco! A série pretende levar vocês conosco a muitos lugares especiais e com pessoas também muito especiais para nós. Já que Minas não tem bar, bora para o bar!

O primeiro casal convidado do Casal Mil convida para essa dobradinha é o Bernardo e a Renata do @oncevaibh  . O casal que, assim como nós, é apaixonado por viagem, cultura e gastronomia, tem tudo a ver com a proposta do quadro. O primeiro episódio, conhecemos o bar pelos olhos deles e o segundo episódio é o contrário, somos nós quem o apresentamos a eles.

Bar do Baiano

O que antes era uma região de vilas de operários da Rede Ferroviária ou de colônias agrícolas, a Zona Leste é um emaranhado de histórias que se conectam com a origem de Belo Horizonte. A região abriga alguns lugares famosos, mas é rua Iara, no bairro Paraíso que é o endereço do Bar do Baiano.

A escolha deles tem 53 anos de história para contar. O Anselmo contou para a gente que herdou o estabelecimento do pai, que era sergipano e de baiano, tinha só o apelido. Como o pai se casou com uma baiana, foi daí que veio a alcunha. 

Bar do Baiano e suas peculiaridades
Bar do Baiano – Estufa e pimenta

A casa serve comida típica nordestina. É simples, porém muito pitoresca. A cara daquele típico boteco de bairro. Uma estufa quentinha, petiscos saborosos, uma pimenta curtida, um barril de cachaça e aquela cerveja estupidamente gelada.

O prato mais pedido é a carne de sol com mandioca. É claro que comemos e estava delicioso! O Alselmo disse que tem gente de longe que vai lá só para experimentar. A paçoca de carne de sol no pilão, o galeto desossado e o rabo de porco pururucado também são bem conhecidos. Dessa vez não demos conta de provar tudo, mas já queremos voltar para comer. 

O pastel de couve-flor com queijo foi uma invenção criada para atender os frequentadores que buscam uma opção sem carne. Deu tão certo que até quem come carne pede. O Bê e a Rê são esse tipo de cliente. De tanto pedir apadrinharam o petisco que ganhou o nome “Oncevai” de presente.

pastel de couve-flor com queijo
Bar do Baiano – Pastel Oncevai – Couve-flor e queijo

Foi uma tarde super gostosa, regada a boas cervejas e boas risadas! Se você ainda não viu como foi essa visita, é só apertar o play! E se ainda não conhece o Bar do Baiano, só vou te dizer uma coisa: “É bom p@c*Rai!

Quer sentir um pouco como foi essa experiência? É só apertar o play!

Bar do Baiano

Rua Iara, 912 Paraíso

FB: https://www.facebook.com/amigosdobardobaiano/

Luiza e Mateus

* Estivemos no Bar do Baiano no dia 18 de março de 2023. Todas as opiniões aqui relatadas são isentas e imparciais, o que reflete nossa real experiência.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *