Vinho, um presente ideal: Saiba como harmonizar o almoço especial de dia dos pais

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

No próximo 12 de agosto comemoraremos o dia dos pais, uma data muito aguardada para celebrar durante um dia aqueles que são tão importantes para nós.

Preparar uma refeição especial é um costume de muitas famílias para esse dia, de preferência com pratos que os pais mais gostam. Afinal de contas, é o dia deles!

Se você e a sua família vão comemorar esse dia, então ter uma garrafa de vinho para brindar e degustar ajudará a deixar tudo ainda mais especial. Cada pai gosta de um tipo de comida, e felizmente existem vinhos perfeitos para isso!

Qual é o melhor vinho para o dia dos pais?

Acredite: existem opções para todos os gostos, bolsos e paladares. Então, seja qual for o cardápio do almoço do dia dos pais, você poderá ter uma garrafa de vinho que harmoniza perfeitamente com essa refeição!

Vinhos Tintos

Os tintos estão entre os vinhos mais conhecidos e mais consumidos. Por isso, opções não faltam para degustar uma bela taça com seu pai e toda a família.

Geralmente, os vinhos tintos acompanham carnes muito bem. Por isso, se você planeja fazer churrasco, carne de panela, bife à parmegiana, hambúrgueres ou até mesmo uma macarronada com almôndegas, eles cairão muito bem.

Mesmo assim, por sua variedade, alguns tintos podem também ser recomendados para diferentes pratos que não sejam as carnes vermelhas.

DICA: Perez Cruz Cabernet Franc Limited Edition (Chile, 2015), Achaval Ferrer Malbec Blend (Argentina, 2016), Alma Negra “Misterio” (Argentina, 2015), Amayna Pinot Noir (Chile, 2014) e Barista Pinotage (África do Sul, 2017) são ótimas opçoes.

Vinhos Brancos

Os vinhos brancos possuem um sabor bem fresco e frutado, que são características que os tornam inconfundíveis. Ainda que estejam disponíveis em várias opções, a harmonização costuma ser sempre a mesma.

Eles podem ser jovens ou encorpados, mas os pratos que sempre combinam com os vinhos brancos são as carnes brancas, como os peixes e os frutos do mar. Portanto, se o seu pai gosta desse tipo de alimento, o vinho branco é perfeito.

É muito raro encontrar um vinho branco que combine com carnes vermelhas ou com outros alimentos que tenham muitos condimentos, então a escolha tende a ser bem assertiva nesse ponto.

DICA: Algumas excelentes opções são o Alois Lageder Riff Pinot Grigio IGT (Itália, 2016), Beronia Verdejo (Espanha, 2016), Aquitania Sol de Sol Chardonnay (Chile, 2011), Casa Ferreirinha Papa Figos (Portugal, 2016) e Côtes du Roussillon Centenaire (França, 2016).

Espumantes

As borbulhas dos espumantes são o detalhe que mais chama a atenção nesses rótulos. Além disso, eles são bastante versáteis e podem ser consumidos com vários pratos, de acordo com cada rótulo.

Mesmo assim, o máximo do seu sabor pode ser desfrutado quando os espumantes são servidos como aperitivos, de modo a abrir o paladar para queijos brancos, carnes gordas assadas, aperitivos, entradas e salmão.

DICA: Cave Geisse Nature (Brasil), J.P. Chenet Ice Edition (França), Norton Cosecha Especial Brut Rosé (Argentina), Frisante Coppo Moscato D’Asti Moncalvina (Itália, 2016) e Bel Star Prosecco Doc (Itália) podem deixar o almoço ainda mais delicioso.

Ah, você pode perceber que a maioria dos espumantes estão sem as suas safras, mas isso é normal e acontece porque costuma-se usar o produto de várias safras para se obter um espumante de boa qualidade.

Vinhos do Porto

Ora, pois! Os vinhos do Porto são naturais e fortificados, produzidos especificamente na Região Demarcada do Douro, que fica mais ou menos a 100 km da cidade de Porto.

Não é apenas o clima único da região que faz com que esses vinhos sejam especiais, mas sim o processo de fermentação, que é interrompido depois de dois ou três dias com a adição de aguardente vínico. Logo, eles são mais doces e alcoólicos.

Via de regra, queijos azuis, sobremesas, sorvetes, bolos e frutas secas costumam harmonizar perfeitamente com os vinhos do Porto. Como nenhum deles é um prato principal, então você pode optar por uma garrafa de vinho do Porto e mais um rótulo para o almoço.

DICA: Caves Santa Marta Tawny, Graham’s LBV 2011, Dow’s Fine Tawny, Dow’s Fine Ruby, Dow’s Fine White e Dow’s 30 Anos, todos da região de Porto, em Portugal, são maravilhosas sugestões para o almoço de dia dos pais.

Vinhos Rosé

Todos os tipos de vinhos são belos, mas a tonalidade dos vinhos rosé traz consigo um sentimento ainda mais especial, que pode muito bem estar presente no seu almoço de dia dos pais.

Omeletes, tortilhas, verduras gratinadas, frango assado, massas, salsichas, linguiças e entradas em geral apresentam uma harmonização maravilhosa com os vinhos rosé.

DICA: Rosato Marchese Montefusco IGT (Itália, 2016), By.Ott (França, 2015), Château L’Aumérade Cuvée Marie Christine Cru Classé (França, 2016), De Wetshof Danie de Wet (África do Sul, 2015) e Estiba I Tempranillo (Argentina, 2016) são belas recomendações.

Tenha um jantar/almoço de dia dos pais incrível!

Com tantas opções assim para escolher o vinho desse dia tão especial, com certeza você encontrará o equilíbrio entre os pratos e os rótulos e conseguirá harmonizar a refeição com perfeição, o que potencializa o sabor de cada um dos elementos.

Ainda que essas sugestões tenham sido escolhidas para combinar com diferentes pratos, cada pessoa tem suas preferências, e isso é completamente normal.

Por isso, se o seu pai gosta de vinho tinto com iscas de peixe, siga essa harmonização sem medo de errar. Afinal de contas, muito melhor do que seguir um manual de dicas é deixar os pais felizes nesse dia tão especial!

Agora que você já sabe de tudo o que precisa, é só garantir logo os melhores rótulos de vinhos online e fazer com que esse dia dos pais entre na história como o melhor das suas vidas!

 

Luiza e Mateus

www.casamil.com.br

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *