Projeto GIRO inaugura o carnaval em Belo Horizonte

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Pautado por iniciativas democráticas e criativas, o carnaval de BH se renova a cada ano mostrando que ainda há muito espaço para crescer e seguir entre os maiores do país. A novidade para 2020 é o GIRO, movimento realizado pela Do Brasil Live, Gofree e SKOL, que acaba de ser lançado no bairro Lagoinha e promete ser um dos principais redutos carnavalescos dos apaixonados pela folia. O projeto irá ocupar o Espaço Gofree, um local com mais de 1.800m², que foi dividido em quatro ambientes para receber iniciativas regionais de cultura, gastronomia, responsabilidade social e empreendedorismo local.

Com abertura ao público nesta quinta-feira, dia 09, o GIRO terá programação diversificada, de domingo a domingo. Para Patrícia Tavares, sócia diretora da Do Brasil Live, agência responsável pela execução do projeto, esta iniciativa ajuda a lançar luz sobre a região da Lagoinha e fomentar, não só o mercado de carnaval, mas também a cena cultural da cidade como um todo.

“O GIRO vai ao encontro de um movimento, que nasceu com o carnaval e vem crescendo nos últimos anos, de reviver espaços e regiões esquecidas na capital mineira. Com o envolvimento e dedicação de empresas que acreditam no poder da economia criativa, foi possível tirar o projeto do papel para proporcionar ao público e à comunidade essa experiência única”, ressalta Patrícia.

O público encontrará no Espaço:

Feirinhas com as principais marcas de produtos de carnaval de Belo Horizonte;
Happy hours animados assinados pela cervejaria Wäls, SKOL e a Zuur Gin, juntamente com o selo Estômago da Lagoinha;
Ensaios de blocos da região e outros que agitam a cena carnavalesca da cidade;
Festas e artistas já conhecidos do público se misturando aos novos talentos;
Oficinas e workshops que abrem as portas do espaço para trocas de ideias e capacitações.

Território criativo

GIRO se instala em um dos bairros mais icônicos de Belo Horizonte, a Lagoinha, que já foi berço da boemia e de diversos movimentos culturais importantes para a história da cidade. Por décadas o desenvolvimento socioeconômico e cultural do bairro se estagnou, mas nos últimos anos vem atraindo iniciativas diversas em prol da revitalização e fomento da região.

Entre os parceiros do projeto está o Viva Lagoinha, idealizado pelo publicitário Filipe Thales, que estabeleceu as conexões entre o GIRO e os movimentos sediados na região. “Essa iniciativa vem em um momento crucial de reafirmação e requalificação da Lagoinha como um território fértil para inovação. Algo que está no DNA histórico da região. Esse movimento irá contribuir para este novo olhar que queremos dar ao bairro, com a criação de um circuito cultural e geração de oportunidades de trabalho e capacitação para a nossa comunidade” celebra Filipe.

O carnaval foi o ponto de partida para essas ações. Uma plataforma de capacitação que inclui uma sequência de oficinas coordenada pela Evoé, empresa de financiamento coletivo e crowdfunding, irá levar para o espaço temáticas como a sustentabilidade de projetos culturais, comunicação de impacto e organização de recursos. Outros temas serão abordados também por outros apoiadores do projeto, como a capacitação de operadores de bar, possibilidades de empreendedorismo na profissão de ambulante e um debate sobre os caminhos do carnaval de Belo Horizonte.

Espaço multicultural

Dividido em quatro ambientes – quintal, feirinha e um galpão com dois andares – o GIRO terá uma agenda variada, inclusive com opções gratuitas.

Da valorização dos atores regionais, como o tradicional bloco O Leão da Lagoinha, Babadan e Magia Negra, passando pelos consagrados Quando Come se Lambuza, Funk You e Alô Abacaxi, até DJs, artistas e festas badaladas como Noite Maravilhosa, Baile da Bôta e Transa!, o GIRO irá reunir uma programação musical eclética para agitar diversas tribos.

A movimentação acontece durante toda a semana em diferentes ambientes do Espaço Gofree. Começando às segundas e terças, no galpão, com o movimento GIRO Lagoinha, que recebe ensaios dos blocos da Lagoinha. Já nos outros dias, o GIRO SKOL, assume com ensaios de grandes blocos de Belo Horizonte, apoiados pela marca. Os ensaios abertos terão ingressos disponibilizados pela plataforma Gofree.

De quinta a domingo, o quintal e a feirinha abrem as portas às 18h e o acesso é gratuito. O ambiente descontraído e informal tem área ao ar livre, com árvores e cadeiras de praia, além de uma área de bar coberta, ideal para fechar o dia no melhor clima de carnaval. A feirinha ocupa uma construção existente no espaço e receberá diversas marcas regionais itinerantes, que se revezam durante a temporada.

Aos sábados e domingos o clima de carnaval se instala de vez no GIRO, tomando conta de todos os ambientes, com as mais variadas labels de Belo Horizonte subindo ao palco junto com movimentos carnavalescos da Lagoinha e dos quatro cantos da cidade.

A programação completa do mês de janeiro pode ser conferida no site oficial do GIRO. Os preços dos ingressos variam de acordo com a atração.

Ficha Técnica do espaço:

  • 1.800 m²
  • Quatro ambientes – quintal, feirinha, galpão e xxx
  • 3 palcos
  • 05 bares
  • 15 cabines de banheiros

Estreia

O GIRO dará as boas vindas ao público esta semana com festas abertas ao público na quinta e sexta-feira, dias 09 e 10, ao som de alguns dos DJs mais badalados da capital. No sábado (11), o bloco Quando Come de Lambuza assina uma festa que não vai deixar ninguém parado, e no domingo (12) o bloco Funk You fará ensaio aberto, com direito a participação de convidados especiais.

GIRO

Endereço: Espaço Gofree – Rua Francisco Soucasseaux, 54 – Lagoinha.
Programação completa: https://www.boraprogiro.com.br/
Funcionamento:
Segunda a sexta-feira das 17h às 00h
Sábados e domingos das 14h às 00h
Festas com horários específicos – conferir no site
Ingressos: http://gofree.co/giro

Informações enviadas pela Assessoria de Imprensa.

Luiza e Mateus
Um Casal, Mil Destinos

www.casamil.com.br

VEJA MAIS NO BLOG:

 

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *