Gonçalves: Uma pequena cidade escondida no sul de Minas Gerais

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Se perguntarem se nós cansamos de viajar, a resposta é não! E entre idas e vindas, ainda temos muitos lugares legais para ir. E um destes lugares é Gonçalves!

O Lugar

Gonçalves fica no sul de Minas, na região da Serra da Mantiqueira, bem pertinho da divisa com o estado de São Paulo. É uma cidadezinha bem pequena, que conta com um pouco mais de quatro mil habitantes na área urbana. Para ter ideia do tamanho de Gonçalves, passeando de carro, nós percorremos por todo o centro em menos de dez minutos.

Gonçalves

Seguimos com destino a Gonçalves

Gonçalves

A pequena cidade fica na região da Serra da Mantiqueira

Até então, para nós (e para muita gente que perguntamos ou falamos sobre) Gonçalves era desconhecida. Talvez pela distância ou por seu tamanho… ou a soma dos dois. Escolhemos esta cidade por indicação de uma amiga, e queremos agradecer a dica… que lugar incrível!

Gonçalves

A vista da praça principal da cidade

Gonçalves

E da Igreja Matriz

Quantos dias ficar

Ficamos em Gonçalves de quarta à segunda-feira, ou seja, foram seis dias em uma cidade bem pequenininha. Tivemos que nos desdobrar para preencher nossos dias com passeios e lugares para conhecer, mas nós conseguimos! Rsrs… Aproveitamos nosso período para visitar outras cidades na região, mas se você deseja ficar apenas em Gonçalves, um fim de semana é mais que o suficiente.

Dica de hospedagem

Chegando em Gonçalves, seguimos direto para nossa “casa” pelos próximos dias, a Pousada Riacho das Pedras, que nos receberam de braços abertos em um lugar encantador! O nome da pousada faz referência a um lindo riachinho que passa ao fundo, trazendo um grande sentimento de paz.

Gonçalves

Pousada Riacho das Pedras, nossa casa em Gonçalves

Os quartos são bem espaçosos, confortáveis e temáticos. O nosso quarto era o MINEIRO, bem a nossa cara, não?! Nessa tranquilidade os dias demoravam a passar… e na verdade, nem queríamos que passasse!

Gonçalves

Nosso quarto, com varanda privativa

O que fazer em Gonçalves

A cidade nos ofereceu muitas coisas boas para fazermos, e muitos sabores novos!

No primeiro dia nos limitamos a passear pelo centro e conhecer alguns lugares que chamavam nossa atenção. Fizemos uma espécie de “city tour”, entrando em lojinhas, cafeterias, padarias e restaurantes. Precisávamos nos familiarizar com a cidade, e aquela era a oportunidade.

Neste passeio, conhecemos a Senhora das Especiarias, um loja especializada em produtos orgânicos. Ficamos encantados com a grande variedade de opções e os sabores que experimentamos. Se deixassem, comeríamos todas as geleias! Kkkk…

Gonçalves

As delicias da Senhora das Especiarias

Um pouco mais afastado da cidade, conhecemos o Sítio 3 Barras que produz e vende produtos orgânicos também. A produção é toda caseira, e as geleias são uma delícia! Ganhamos algumas como cortesia e nos deliciamos.

Gonçalves

Geleia de Pimenta com Maçã, perfeita

Paramos para almoçar no Restaurante Cabana (onde almoçamos todos os dias), que fica na rua principal, na entrada da cidade. O lugar é bem gostosinho, com uma comida muito boa e preço bem atrativo.

Gonçalves

Restaurante Cabana, boa comida, com preço acessível

Estávamos descobrindo uma cidade muito agradável e bem tranquila. Simples, com tudo que só encontramos no interior.

À tardinha fomos à Pastelaria da Vitória para comer um dos famosos pastéis da cidade. “O que mais amei foi a combinação entre bom preço, boteco de interior e o pastel, que era enorme kkkk amei!” – Lu.

No segundo dia acordamos bem cedo e fomos conhecer as cachoeiras de Gonçalves. A cidade é cercada por mais de sete quedas d’água e poços, e conseguimos visitar quatro delas (Cachoeira dos Henriques, 7 Quedas, do Retiro e do Cruzeiro). O tempo não colaborou muito e a água estava bem gelada! Decidimos apenas contemplar a vista e a tranquilidade proporcionada, ao invés de nos aventurar no frio rsrs…

Gonçalves

Uma pausa para contemplar a vista

Gonçalves

Uma leve caminhada até as próximas cachoeiras

Gonçalves

Curtindo a tranquilidade deste paraíso

À noite fomos convidados para jantar em um agradável bistrô, com uma linda vista da cidade. No Bistrô Café com Verso experimentamos boa comida e nos deparamos com um ambiente muito aconchegante.

Gonçalves

Noite de jantar no Bistrô Café com Verso

Gonçalves

Ceviche da Mantiqueira, um dos pratos principais do Bistrô

Depois do jantar, saímos do Bistrô Café com Verso e fomos conhecer a famosa caipirinha de pimenta do bar Libertas. Um ambiente bem simpático, ao estilo de boteco no qual adoramos! Ficamos um bom tempo saboreando algumas caipirinhas enquanto nos divertíamos com um toca disco, onde podíamos trocar os vinis quando quiséssemos, em uma breve viagem há um passado recente.

Gonçalves

Bar Libertas, diversão garantida

“Eu me diverti escolhendo qual disco colocar pra tocar naquele toca discos antigo, que particularmente acho um máximo!!” – Lu.

Gonçalves

Um toca discos a nossa disposição

Passamos o terceiro e o quarto dia fora da cidade, conhecendo um pouco da região. Pela proximidade, decidimos escalar até o topo da Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí, e no outro dia fomos experimentar os sabores de Campos do Jordão.

Nosso último dia começou apenas após o almoço… rsrs…. Domingo é o dia oficial da preguiça. Imagine então em uma cidade tão tranquila como a que estávamos. Ficamos boa parte da manhã curtindo nossos últimos momentos na pousada, na beira do riacho, descansando.

Saímos apenas de tardezinha para um passeio que, quem nos conhece sabe que gostamos muito de fazer… visitar cafeterias! Fomos conhecer com calma e nos deliciar nas que mais chamaram nossa atenção, dentro de um monte de opções que a cidade oferece!

Gonçalves

Chocolotus, um lugar que nos encantou

Gonçalves

Amoreria, uma grande “casa de boneca”

Gonçalves

Gonçalves, lembraremos pra sempre!

Fechamos nossa passagem por Gonçalves com um jantar particular na pousada, com a vista da nossa varandinha, um antepasto e geleia especial do Sítio 3 Barras, um pãozinho orgânico pra lá da bom do Detrás da Matriz, um vinho que adoramos e a melhor cia de todas!

Restaurantes e bares para conhecer

  • Bistrô Café com Verso
  • Restaurante Cabana

Cafeterias 

  • Amoreria
  • Chocolotus
  • Detrás da Matriz
  • Bistrô Café com Verso

Lojinhas de temperos, antepastos e bebidas

  • Sítio 3 Barras
  • Senhora das Especiarias
  • Degustare Empório
  • A Pioneira Empório

 

Luiza e Mateus

www.casamil.com.br

 

Estivemos em Gonçalves – MG entre os dias 23 e 27 de novembro de 2016. Todas as opiniões aqui relatadas são isentas e imparciais, o que reflete nossa real experiência.

Veja também:

+ Cafeterias de Gonçalves

+ Bistrô Café com Verso

+ Tranquilidade em Gonçalves

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

4 comentários em: “Gonçalves: Uma pequena cidade escondida no sul de Minas Gerais

  1. Ameeei a página de vcs!!!
    Estou indo para Gonçalves no próximo final de semana, mas infelizmente não vou ter tantos dias para ficar como vcs… Uma dúvida: as 4 cachoeiras vcs conheceram em um único dia? São perto uma da outra?
    Beijosss

    1. Ei Suzana!! Obrigado!!!

      Gonçalves é uma delícia, você vai amar!! E bem paradinha… mas as vezes precisamos de momentos assim, neh?!
      Vá direto pras cachoeiras 7 Quedas, do Retiro e do Cruzeiro, ela são uma do lado da outra, e você consegue visitar em no máximo 1 hora… é bem tranquilo =)

      Qualquer outra dúvida é só falar!! Bjos e bom passeio!

  2. Esse passeio deve ter sido maravilhoso, fiquei curioso e com vontade de passar por essa experiência. Em breve eu farei. A meta esse 2017 é partiu passeio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *