Mirante do Café: Vista definitiva para a paz

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Um fim de semana para curtir e relaxar, sem se preocupar com compromissos, esse foi o enredo do que vivenciamos na Pousada Mirante do Café, em Santo Antônio do Leite.

Santo Antonio do Leite é um pequeno e pacato distrito da cidade de Ouro Preto, com aproximadamente 1.800 moradores, a 80 km da capital mineira. E nada melhor do que ir para uma pousada bem tranquila em um distrito igualmente calmo.

A pousada recebe o nome de Mirante do Café por ser uma propriedade com mais de 100 mil pés de café arábico, localizada no alto de uma serra. Antigamente, o local funcionava exclusivamente para a produção e exportação de café, até que o proprietário decidiu abrir as portas e compartilhar com seus visitantes e hóspedes as maravilhas e a paz que a fazenda proporciona. Nós agradecemos!

mirante

Interagindo com as instalações, e a sede ao fundo

mirante

Um lindo jardim na parte de trás da casa sede

Chegamos sábado bem cedinho e fomos muito bem recepcionados pela Marilda (guarde esse nome, pois ela faz a melhor caipirinha da região!), que gentilmente nos acompanhou até nosso quarto.

Os quartos ficam mais afastados da sede e da área da piscina, o que proporciona mais privacidade. O nosso em especial tinha uma vista espetacular! Chegamos e ficamos por um breve momento contemplando, admirados com a bela paisagem que se formava no horizonte.

mirante

A vista única da região que só o Mirante do Café proporciona

Nosso quarto era bem espaçoso, aconchegante e completo, e na varandinha uma rede com vista para as montanhas.

mirante

Quarto espaçoso e bem completo

mirante

Da varanda do quarto, uma vista perfeita

Lu interagindo com a rede na varanda

A caminho da piscina, fomos atraídos pelo cheiro e chegamos até o local onde o café estava sendo torrado e moído. Lá eles produzem o Café Estrada do Rei e é realmente muito bom!

mirante

Grãos de café quase prontos pra consumo

mirante

Café torrando na máquina, com um cheiro delicioso

Ali tivemos uma breve aula sobre o processo de produção até o café chegar bem quentinho na nossa mesa. Descobrimos também que atualmente películas do grão do café são trituradas e reaproveitadas como adubo e matéria prima na fabricação de móveis. Casal Mil também é cultura! Kkkk…

Depois desse aulão sobre o café fomos relaxar na piscina! Pedimos algumas cervejinhas e caipirinhas que, como dissemos no início, estava perfeita!

mirante

Área da piscina muito bem estruturada

mirante

Hora de curtir a piscina

mirante

Melhor programa pra acabar com o calor

A piscina fica próxima a todas as áreas comuns da pousada, onde o restaurante, sala de jogos e sauna estão todos interligados.

A pousada trabalha com pensão completa (café, almoço e caldos à noite), e vale muito a pena. O café da manhã é simples e objetivo. Pães, queijos, bolos, frutas e o delicioso café de sua produção. O almoço é bem diversificado, com comida mineira pra lá de boa! E à noite, experimentamos caldos muito bem servidos.

mirante

Café com pão de queijo, quer mais?

mirante

Almoço sempre com um prato tradicional mineiro

mirante

Caldos diversos, servidos a noite

Dentro da propriedade você tem a oportunidade de ir até um açude e a cachoeira, que fica a 2 km da sede, caminhando por uma trilha. Você pode ir de carro também, o que achamos mais vantajoso por causa da subida na volta. Kkkk… A cachoeira é pequena, com um poço igualmente pequeno para nadar, o que não nos surpreendeu. Mas vale a pena visitar e passar próximo ao açude, por uma ponte de madeira que mais parece um cenário vietcong perfeito para quem gosta de fotografar, e caminhar por entre os intermináveis pés de café.

mirante

Divertido caminho até a cachoeira

Vale a pena também dar “um pulo” em Santo Antônio de tarde e a noitinha. A tarde fomos a uma vendinha próximo a igreja para comprar e beber algumas cervejas, contemplando a paz do lugar. Lá as coisas são muito baratas… quase nos mudamos por causa do valor da cerveja! Kkkk…

A noite, conhecemos uma pastelaria famosa no distrito, e talvez a única… rsrs… não sabemos… mas era realmente muito boa! Fica ao lado da igreja, assim como quase tudo neste lugar tão pequeno. “Eu comi um de chocolate… que só de pensar já estou engordando mais uns três quilos. Kkkk” – Lu.

mirante

Mais um lugar que vai deixar saudade

Domingo retornarmos para nossa realidade. Agradecemos a Pousada Mirante do Café por nos receber tão bem e nos acolher com tanta tranquilidade, a mesma que o lugar oferece. Para quem procura paz e fugir dos grandes centros, é um lugar perfeito!

Luiza e Mateus
www.casalmil.com.br

 

Estivemos na Pousada Mirante do Café entre os dias 07 e 08 de janeiro 2017. O Casal Mil se hospedou a convite da pousada, mas todas as opiniões aqui relatadas são isentas e imparciais, o que reflete nossa real experiência.

 

Veja também:

+ Um passeio em Mariana

+ Um fim de semana na histórica Tiradentes

+ Conheça Bichinhos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *