Loja colaborativa e aceleradora MOOCA lança marktplace

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

A Mooca – primeira loja colaborativa do Brasil voltada para a aceleração de produtos e do empreendedorismo local, bem como idealizadora de um programa de desenvolvimento para o micro e pequeno  empreendedor-, lança o seu marketplace.

A plataforma digital, que também é pioneira no país, tem por objetivo gerar mais visibilidade e comercializar artigos criados por artesãos, artistas plásticos e empreendedores (também conhecidos como makers locais) de diferentes regiões de Minas Gerais e de outros estados.

Esses produtos se destacam por contar com matéria-prima e/ou processos produtivos com uma ou mais etapas de confecção ambientalmente sustentáveis, valorizando a mão-de-obra e cadeia de fornecimento local.

Para essa nova empreitada, a Mooca, que recebe incentivo da catalisadora de negócios de impacto Baanko, colocará à disposição dos internautas cerca de 200  produtos que compõem segmentos como ‘Moda’, ‘Casa’, ‘Kids’, ‘Food’, ‘Perfumaria’ e ‘Papelaria’. Alguns exemplos destes itens são luminárias produzidas com garrafas de vinho, itens de perfumaria natural, temperos inusitados, cachepôs de madeira que apresentam sementes com mensagens grafadas, bolsas e acessórios com tecidos reutilizável, dentre outros.

“Buscamos fomentar um perfil de compra mais consciente e que, ao  mesmo tempo, valoriza a produção de pequenos produtores locais. Esses empreendedores são responsáveis por uma cadeia de produção de baixa escala, mas com alto valor de giro para o local onde suas empresas estão inseridas”, explica Fabiana Soares, co-fundadora e CEO da Mooca.

Com uma sede física na região da Savassi, em Belo Horizonte (MG), a Mooca ainda executa um trabalho de formação empreendedora e desenvolvimento de negócio com as marcas locais as quais representa.

“A nossa consultoria oferece mentorias e workshops que auxiliam os pequenos produtores locais na evolução do seu negócio de forma sustentável. Mais de 350 makers locais já passaram por esse trabalho de aceleração. Nossa metodologia é capaz de dobrar o faturamento de um pequeno produtor em quatro meses”, acrescenta a outra sócia da Mooca, Marina Montenegro.

Além disso, a empresa realiza uma conexão entre essas marcas para que elas possam pensar em projetos conjutos que serão rentáveis para ambas as partes.

No último ano, a Mooca e outros nove negócios de impacto integraram o Programa Magnuss, desenvolvido pela Baanko, uma organização que utiliza os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para acelerar a evolução de negócios de impacto.

MOOCA LOJA COLABORATIVA LOCAL

Unidade física: Rua Antonio de Albuquerque, 458 – Savassi – Belo Horizonte – MG
Telefone: 3566-2067

 

Luiza e Mateus

www.casamil.com.br

Informações enviadas pela assessoria 22 Graus

Fotos: Mateus Lustosa

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *