No Banner to display

Arraial D’Ajuda: Conheça o distrito mais badalado de Porto Seguro

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Embora nossa passagem tenha sido bem rapidinha, voltamos com um enorme carinho por Arraial e boas histórias.

Arraial D’Ajuda é outro famoso distrito de Porto Seguro, além de Trancoso, onde visitamos anteriormente.

O Distrito de Arraial fica bem pertinho da cidade, divididos apenas pelo Rio Buranhém, que você atravessa de Balsa em um percurso de um pouco mais de 10 minutos.

O lugar

O distrito de Arraial é bastante desenvolvido, com quase 20 mil habitantes, mas a grande concentração de pessoas se resume a apenas uma rua, a famosa Mucugê. Repleta de lojas e restaurantes, é considerada a rua mais charmosa do Brasil. Terra de lindas praias, Arraial atrai turistas o ano todo.

Quantos dias ficar

Assim como em Trancoso, nossa passagem foi rápida, apenas dois dias. Arraial D’Ajuda mantém a máxima do litoral, os dias que você fica são relativos ao quanto você gosta de praia… rsrs… Mas para conhecer o distrito, aproveitar as praias e seus atrativos, cerca de cinco dias é o suficiente.

gopr6560-00_00_05_10-quadro002

Conheça as lindas praias de Arraial

Dica de hospedagem

Em nossa visita ficamos hospedados no Ravenala Hotel, um empreendimento novo, inaugurado há pouco mais de seis meses. O hotel atende com o conceito pé na areia, ou seja, fica a beira mar e proporciona um conforto ímpar na região. Fizemos um post completo sobre o Ravenala, veja mais.

Nosso quarto no Ravenala Hotel

O que fazer em Arraial D’Ajuda

Durante o dia, o movimento no distrito acontece nas praias. À noite, toda a badalação de Arraial se concentra na Rua Mucugê, ou bem próximo dela.

A charmosa rua é repleta de lojas de diversos tipos e restaurantes com as mais variadas especialidades. Ali, opções de entretenimento não faltam.

Passeamos por várias lojas e escolhemos a Maria Bahia e a Terima Kasih como nossas preferidas na região. Maria Bahia é um pequeno espaço de decoração e relaxamento, com um lindo gazebo na entrada.

O gazebo na loja Maria Bahia

Já Terima Kasih é uma enorme loja indiana com os mais diversos produtos de decoração. Ao entrar, olhe para o teto e se surpreenda com o dragão talhado na madeira.

“Eu fiquei fascinada com essas lojas! Todas são muito lindas e charmosas, mas estas com certeza são as mais surpreendentes.” – Lu.

Um programa tradicional em Arraial é visitar a igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda. O melhor horário é quando o sol está para se pôr e ilumina toda a parte frontal da igreja, proporcionando fotos belíssimas.

Igreja Matriz de nossa Senhora D’Ajuda

Ao fundo da igrejinha, um mirante com uma vista incrível para o mar e a famosa grade de pedidos onde turistas amarram fitinhas do Senhor do Bonfim enquanto fazem desejos e casais juram amor eterno.

gopr6560-00_00_16_14-quadro017

A vista do mirante, atrás da Matriz

montagem8

A famosa grade de fitinhas de Arraial

montagem-1

Um cenário perfeito para fazer muitas fotos

O divertido em Arraial é caminhar sem pressa. Os bares ficam abertos até tarde, e o movimento nas ruas parece não ter hora para acabar.

Onde comer em Arraial D’Ajuda

A gastronomia de Arraial é bastante diversificada e atende à todos. Durante nossa visita, experimentamos o tradicional açaí (R$15) no Point Açaí, perto da igreja Matriz.

Lu manteve seu pedido tradicional, Mateus se arriscou no açaí com cupuaçu, bastante comum na região e que vale a pena experimentar.

“Gosto muito de açaí, e combina demais com o clima da região. Esse com acréscimo de cupuaçu ficou delicioso!” – Mateus.

Estávamos a procura de um lugar para jantar e recebemos algumas indicações de restaurantes bem tradicionais, porém, queríamos algo novo para contar.

Enquanto escolhíamos, fomos pegos de surpresa por uma chuva que durou não mais do que 10 minutos. Foi o suficiente para entrarmos no primeiro restaurante que vimos. O Colher de Pau foi a escolha “obrigatória”… rsrs… mas não nos arrependemos.

O restaurante não era nossa primeira opção, mas devido a urgência do momento atendeu muito bem. Pedimos uma chapa com quatro tipos de carne e guarnições (arroz, batata frita e tropeiro) e a porção serve muito bem três pessoas com um preço bem acessível (R$79).

Chapa mista com valor acessível e muito saborosa

Após o jantar, Lu cismou que queria encontrar um bolinho de Aipim. Rodamos por vários lugares se sucesso. Uma dica: Não procure bolinho de aipim no distrito, pois NÃO TEM! Kkkk…

Descobrimos por acaso uma nova opção na Mucugê, a hamburgueria artesanal Trem Bão. Sim, uma hamburgueria mineira. Impressionante como mesmo viajando, sempre nos deparamos com conterrâneos. Rsrs…

A hamburgueria é nova, abriu há pouco mais de um mês e ainda está adaptando o cardápio, mas pelo tempo de casa podemos dizer que estão de parabéns.

Trem Bão, novo estabelecimento de Arraial

Pedimos um hambúrguer com pão australiano, blend de carne artesanal queijo branco, bacon, picles, pasta de gorgonzola, alface e tomate seco. Aprovadíssimo!

Uma passagem pelo famoso Morocha Club para apreciar bons drinks é programa obrigatório em Arraia D’Ajuda. A casa é uma das mais famosas do distrito, com uma carta extensa de drinks que são preparados na hora e diversas opções de pratos. Desta vez ficamos apenas nos drinks e nos divertimos muito.

O lugar conta com música ao vivo (DJ’s ou bandas) e é um ponto de encontro e paquera. Os drinks que experimentamos variam entre R$20 e R$30 e são muito saborosos, além de ter nomes bem peculiares. Vale a pena conhecer!

Caipi vodka de frutas vermelhas e coquetel Orgasmus

Coquetel Rapidinha e Mojito Mexicano

“Tomei apenas dois drinks e já estava alegrinha… não é possível que sou tão fraca assim… kkkk…” – Lu.

Um brinde para fechar nossa gostosa passagem por Arraial D’Ajuda, esperançosos em retornar o mais breve possível. Até mais Arraial.

Lugares para conhecer

Restaurantes, bares, etc

Point Açaí
Endereço: Praça da Matriz, s/n
O que serve: Sucos, açaí e salgados

Trem Bão Hamburgueria
Endereço: Rua do Mucugê, 120
O que serve: Hamburguers e cervejas especiais

Morocha CLub
Endereço: Rua do Mucugê, 290

O que serve: Drinks e pratos especiais

Luiza e Mateus

www.casamil.com.br

Estivemos em Arraial D’Ajuda entre os dias 25 e 27 de maio 2017. O Casal Mil visitou a cidade à convite do Ravenala Hotel, mas todas as opiniões aqui relatadas são isentas e imparciais, o que reflete nossa real experiência.

4 comentários em: “Arraial D’Ajuda: Conheça o distrito mais badalado de Porto Seguro

1. Oi, estava lendo sua matéria e você comentou do bolinho de aipim que não tem em arraial, mas tem sim!!
    Com mais tempo em arraial e saindo da rua do Mucuge você vai encontrar um pequeno quiosque em frente ao banco do brasil na Rua do Campo que é vendido bolinho de aipim, é um quiosque simples de nativos mas tenha certeza que o bolinho e o suco são bons. Vou a arraial e sempre paro pra comer o bolinho de aipim com camarão ou de carne de sol.

1. Ei Luiz!! Fantástico!! Adoramos saber, porque procuramos muito! Até na pracinha ao lado do cemitério e nada… e ninguém soube nos responder… mas agora que sabemos, quando voltarmos iremos lá, com certeza!! Muito obrigado pela dica!! =)