Festival de Gastronomia de Tiradentes: Uma aventura gastronômica em plena praça

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Em nosso último dia em Tiradentes, durante o Festival de Gastronomia, fomos pegos de surpresa enquanto fazíamos um passeio pela Praça SENAC do Conhecimento, local onde ficam os stands da cozinha ao vivo e degustação.

Fomos questionados por um simpático senhor se gostávamos de gastronomia (claro!) e se estaríamos dispostos a participar de uma aventura gastronômica. Acontece que esta pessoa, que depois nos foi apresentado como o Maitre Flávio Gomes, não sabia que aventura é com a gente mesmo! Aceitamos e nos surpreendemos.

Ali iniciamos nossa participação em uma ação surpreendente.

O SENAC MINAS está com uma proposta gastronômica diferenciada para o Festival, onde oferece para alguns casais selecionados aleatoriamente no local da ação, a oportunidade de participar de um almoço completo, composto por quatro pratos: couvert, entrada, prato principal e sobremesa.

Esta ação é realizada ao lado de um estiloso tuk tuk (moto estilizada para transporte de passageiros), transformada em um “food truck” para a preparação dos pratos, com uma pequena estrutura composta por ombrelone, mesa e cadeiras.

img_0511

Largo das Forras, em Tiradentes, local escolhido para a ação

img_0527

O tuk tuk do SENAC MINAS e sua estrutura

“Nós fomos os escolhidos do dia e fomos lá passar um pouco de vergonha… kkkk… Ficamos em uma mesa posta em pleno Largo das Forras, com pessoas bastante curiosas passando, olhando e até parando para acompanhar!” – Mateus.

Juntamente com o Maitre, a equipe à nossa disposição contava ainda com Maicon de Sá, servindo bebidas maravilhosas da região da serra da Canastra e o chef Ronie Peterson, responsável por pratos maravilhosos.

montagem1

Chef Ronie Peterson criando pratos sensacionais

O objetivo da ação é resgatar ingredientes pouco utilizados em nosso cotidiano e que são bastante característicos de Minas Gerais como a taioba e o ora-pro-nobis, por exemplo, trazendo combinações incríveis para os pratos, harmonizando com bebidas também da região.

Desde o couvert de Tacos de queijo do Caraça crocante com mel até o cafezinho coado na hora com rapadura de banana, tudo foi perfeito, muito saboroso e simplesmente apaixonante! O atendimento foi encantador. Eles conseguiram nos deixar bastante a vontade para vivermos aquele momento.

img_1662

O Couvert: Tacos de queijo do Caraça crocante com mel de candeia e brotos

img_1670

A entrada: Petit Gateau de baroa com ora-pro-nobis ao creme de queijo do Frei Rosário

img_1701

O prato principal: Bacalhau no confit de azeite mineiro, com creme de taioba e tomates grelhados

img_1718

A sobremesa: Broa de milho com sorvete de coco queimado na calda de abóbora

Esta experiência nos mostrou o quanto é farta a nossa gastronomia e o quanto a receptividade e acolhimento do povo mineiro fazem toda diferença para nós e para os turistas.

“Estou sem palavras para o almoço, para o atendimento e pela ação realizada pelo SENAC.” – Lu.

img_1687

Esta simplesmente foi uma das experiências mais loucas e fantásticas que já tivemos. As pessoas paravam e perguntavam como participar, onde cadastrar… mas não era pago! Algo conspirou ao nosso favor e assim como outros cinco casais que já haviam sido escolhidos em dias anteriores, nós também fomos. AMÉM!

Terminamos nossa experiência com a certeza que seremos eternamente gratos ao SENAC MINAS por esse momento, atendimento e pelas maravilhas que experimentamos.

 

Luiza e Mateus

www.casamil.com.br

Estivemos em Tiradentes para o Festival de Cultura e Gastronomia entre os dias 18 e 20 de agosto 2017. O Casal Mil participou da ação à convite do SENAC MINAS, mas todas as opiniões aqui relatadas são isentas e imparciais, o que reflete nossa real experiência.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *