Nova Lima recebe megaevento com atividades esportivas e culturais ao ar livre

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Depois de passar pela Lagoa dos Ingleses, a terceira edição do Pela Experiência (PEx), megaevento com diversas atividades culturais e esportivas ao ar livre, chega a 2019 com novo conceito, em um novo local e ainda maior. Será realizado no dia 24 de agosto, de 8h às 18h, em uma área de 180 mil m² no Condomínio Vale dos Pinhais, a 3 km do Alphaville.

De acordo com o organizador do PEx, o diretor da agência Person Up Frederico Godoy, a expectativa é que cerca de 8 mil pessoas passem pelo local no decorrer do dia [um crescimento de 15% em relação a edição de 2018]. Deste total, estima-se que três mil irão participar de alguma atividade dentre muitas que serão oferecidas totalmente ao ar livre: Ciclismo Indoor [o tradicional Pedalando no Topo], Treino Funcional, Corrida de Trilha, Caminhada na Natureza, Atividades Equestres (Ranch Sorting, Equitação, Passeio a Cavalo e Clube do Pônei), Kids Run, Espaço Vintage e Colecionadores, Expositores, Pista Off Road, Espaço Kids, Pista de Skate, Praça Gastronômica, entre outras. “A diferença deste novo espaço é sua extensa área de campo, que permite aos atletas e visitantes maior contato com a natureza em um ambiente tranquilo”, afirma o diretor da Person Up, acrescentando que o vale está sendo preparado para oferecer conforto e segurança. Para isso, a empresa Silmáquinas, parceira do evento, tem realizado um trabalho de manutenção do local, deixando o solo preparado para receber os visitantes, mas sem prejudicar o meio ambiente. “A proposta é possibilitar um dia agradável para toda a família”, completa Godoy.

Para tornar a 3ª edição do Pela Experiência ainda mais plural, capaz de atingir as paixões de todos os públicos, desde a criancinha de colo, passando pelo adepto da prática de esportes, aos mais velhos, o leque de atrações está mais heterogêneo. Agora, além das modalidades esportivas já conhecidas, o evento pretende atingir também os aficionados por veículos.

Um dos espaços abrigará uma exposição com mais de 150 automóveis, incluindo veículos 0km das principais montadoras do país, além de carros tunados, veteran car, praça militar, motos, quadriciclos e triciclos de marcas nacionais e importadas. As montadoras e concessionárias presentes no evento irão disponibilizar veículos 4×4 e 4×2 para test drive em pista off road. Além disso, o PEx irá contar com a presença do Museu de Objetos e Veículos Antigos (MOVA), que trará para o Vale dos Pinhais a exposição de peças únicas dos séculos XIX e XX. “Estamos trazendo o formato da Bienal do Automóvel, [evento também organizado pela Person Up] para um ambiente de campo, o que, consequentemente, permitirá uma nova experiência. No Expominas [local onde a Bienal do Automóvel era realizada] tínhamos muita estrutura, entretanto as pessoas querem experimentar os carros. Essa estrutura agora é a montanha”, enfatiza Frederico Godoy.

A terceira edição do evento Pela Experiência irá apresentar também uma nova modalidade equestre, o Ranch Sorting, que se baseia na prática pecuária de apartação de gado na qual os participantes utilizam a habilidade para concluir a prova. A competição segue restritas regras que proíbe o uso de qualquer instrumento que possa prejudicar os animais. “O objetivo [da competição] é apartar o gado, transpondo os animais entre dois currais. A equipe, formada por dois competidores, deve transpor os animais em ordem numérica pré-determinada. Vence a dupla que conseguir transferir o gado em menor tempo”, explica Godoy. A modalidade, conhecida por ser um esporte familiar, tem conquistado espaço por competições em todo o Brasil, sendo muito praticada por criadores de cavalos da raça Quarto de Milha.

 Ciclismo indoor (Pedalando no Topo)

O Pedalando no Topo (PNT), que completa 15 anos em 2019, traz, mais uma vez, a proposta de oferecer aos participantes a possibilidade de praticar o ciclismo indoor tendo as montanhas como vista. Este ano, serão cinco aulas ministradas por grandes nomes da modalidade em todo o mundo. Cada aula tem capacidade para 288 alunos, totalizando 1440 participantes durante todo o dia.

9h – Lui Filho

Formado em Educação Física, Lui Filho é Master Trainer Keiser e Spivi, Red Card Ride for Life. Proprietário da academia The Beat Training, Lui é o primeiro professor das Américas a se formar no curso da U.C.I (Barcelona – 2018). Além disso, o Master Training possui em seu portfólio participação em mais de 30 grandes eventos em diversas partes do mundo.

10h30 – Rodrigo Fonseca (Brasil)

Graduado em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, em 2005, Rodrigo é um dos professores de ciclismo indoor mais respeitados no Brasil e reconhecido na Itália, onde esteve há 14 anos, treinando e aperfeiçoando sua técnica. Sua característica principal é o comando gestual e a movimentação no palco.

12h – Venusa Claro (Portugal)*

Venusa é instrutora de spinning com ampla experiência em diversos clubes e ginásios de Portugal. Participou de mais de 30 maratonas na área de ciclismo indoor, nos últimos 13 anos.

*A aula de Venusa será inteiramente comandada por mulheres. Essa é a primeira vez, na história do PNT, que ‘elas’ assumem o comando total das bikes.

14h30 – João Soares (Portugal)

João tem licenciatura em Motricidade Humana e mestrado em ensino da educação física. Já esteve nos principais eventos europeus e convenções internacionais de ciclismo indoor. Suas aulas são um verdadeiro show, onde prevalece o ritmo forte das pedaladas e músicas envolventes.

16h – Paco Gonzales (Ilhas Canárias)

Introduziu e ministrou ciclismo indoor para o curso de educação física em universidades da Espanha, Taiwan e Holanda. É um dos professores mais requisitados e populares do mundo. Apaixonado pelo fitness, criou, com sucesso, muitos programas da área. Esteve, também, em mais de 40 países ministrando treinamentos e participando dos principais eventos em todo o mundo. Seu carisma, energia, amplo conhecimento e experiência, tornam as aulas bem originais, motivadoras e divertidas.

Cross Training (Treino Funcional)

Horários das aulas: 9h30 | 11h | 13h30

 O Cross Training é uma combinação de exercícios com o objetivo de melhorar a aptidão física. É um treinamento que visa o ganho de condicionamento físico e definição muscular.

O Pela Experiência oferecerá aos amantes do Cross Training uma arena exclusiva, equipada para a realização de treinamentos que serão realizados ao longo do dia. Os participantes terão a oportunidade de desfrutar de toda a estrutura e acompanhamento de profissionais de alto nível.

Trail Run (Corrida de Trilha)

Concentração: 8h

Largada: 8h30

Percurso: Aproximadamente 10km

Modalidade realizada em meio a natureza, podendo ser feita em equipe ou individualmente. O percurso é ao ar livre em terreno natural, composto por superfícies de grama e terra, com trajetos de bosques e campos abertos, subidas, descidas, terrenos planos e uma pequena parte em estradas de cascalho.

A competição é muito comum nos Estados Unidos e Europa e ganha cada vez mais adeptos no Brasil. A corrida promove, além da superação de obstáculos naturais, interação dos corredores com a natureza, solidariedade e companheirismo entre os participantes. Tudo isso com vista para as belas paisagens encontradas durante o trajeto.

Hiking (Caminhada de trilha)

Concentração: 8h10

Largada: 8h40

Percurso: Aproximadamente 10km

Caminhada ao ar livre, sem obstáculos, em uma trilha demarcada pelo homem, também conhecida como “trilhas autoguiadas”, ou seja, dispensa orientação no espaço ou presença de um guia. Geralmente a prática é realizada dentro de parques ecológicos e não exige muito preparo físico, podendo ser realizada por pessoas de todas as idades.

A modalidade é indicada a atletas iniciantes ou mesmo para os que desejam se exercitar em contato com a natureza, mas sem se arriscar por percursos muito longos e com pouca estrutura. A trilha demarcada para o Pela Experiência irá oferecer ponto de apoio com distribuição de água mineral. Dessa forma, os participantes ainda terão fôlego de sobra para curtir as demais atrações do evento.

Kids Run (Corrida Divertida)

Horário: 10h30

Modalidade diferenciada de todas as convencionais brincadeiras de crianças. O principal objetivo ensinar aos pequenos sobre esporte, socialização e competição saudável. De uma forma lúdica e educativa, a corrida será realizada na companhia de um adulto, que pode ser um parente ou amigo. O percurso será dividido em provas de diferentes níveis, remetendo a brincadeiras clássicas de gincana.

Espaço Kids

Durante todo o evento

O espaço contará com diversas atividades e atrações durante todo o dia para entreter e estimular a criatividade e a socialização das crianças. Estão programadas oficinas, brincadeiras e estações sensoriais em um ambiente alegre e com toda a segurança que os pequenos precisam.

Além disso, haverá Clube do Pônei, onde as crianças poderão aprender sobre os animais e iniciar a prática de equitação. Os mais “radicais” poderão curtir a Mini Ramp, pista de skate exclusiva para crianças e jovens. O Pela Experiência irá oferecer ainda atividades circenses, brincadeiras, entre outras opções de lazer. Todas as atrações terão a supervisão de monitores especializados.

Outras atrações

 A 3ª edição do Pela Experiência contará ainda com ‘Espaço Gastrô’, que terá a presença de nove Food Trucks selecionados e cozinha ao vivo, oferecida pelo Curso Gastronômico do SENAC.

Também está confirmado um espaço de negócios, que permitirá aos participantes e visitantes acesso a oferta de produtos e serviços das áreas fitness, esportiva e automotiva. A expectativa, segundo Frederico Godoy, é que as mais de 120 empresas expositoras que marcarem presença no evento consigam prospectar cerca de R$ 500 mil em negócios.

Responsabilidade social

De acordo com Frederico Godoy, 5% da receita do Pela Experiência será revertida para os projetos assistenciais da ONG Alumía Cultural. A Organização atua, desde 2016, com comunidades próximas ao Vale dos Pinhais, oferecendo diversas atividades para desenvolver trabalhadores jovens da região, como inclusão digital, educação para a leitura, capoeira, yoga, balé infantil e dança de salão, entre outras. “Parte da mão de obra do evento será composta pela população local, que está sendo qualificada através do trabalho da Alumía e receberá, em breve, uma palestra de qualificação do SENAC”, completa Fred, acrescentando que o processo de montagem da estrutura do PEx será o mais sustentável possível. “Vamos evitar, ao máximo, estruturas de ferragem, optando pelo uso da madeira como forma de respeitar a natureza do local”.

No dia do evento, haverá um ponto de coleta de agasalhos e outros artigos para o inverno. Todas as doações serão repassadas ao projeto social Banho de Amor, que auxilia pessoas em situação de rua, em Belo Horizonte, oferecendo banho, atendimento médico, roupa e alimentação.

PELA EXPERIÊNCIA – 3ª EDIÇÃO
Data: 24 de agosto, sábado
Horário: 8h às 18h
Local: Vale dos Pinhais (Estrada do Ouro – Nova Lima |MG)
Como chegar: Localizado a 32km do BH Shopping (30 minutos), na BR-356, sentido Ouro Preto, próximo ao Alphaville.

Entrada gratuita mediante retirada de ingresso neste link*: http://www.pelaexperiencia.com.br/entrada-gratuita/

*Este ingresso dá acesso à área do evento, exceto às arenas onde ocorrerão as modalidades esportivas.

Site para inscrição nas modalidades esportivas:

www.pelaexperiencia.com.br

Informações enviadas pela Assessoria de Imprensa.

 

Luiza e Mateus

www.casamil.com.br

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *