Paraty: Um passeio histórico pelo litoral

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Paraty é sem duvidas um dos lugares mais lindos que já visitamos no Rio de Janeiro, e olha que estamos falando de um Estado com paisagens maravilhosas. Este destino já estava em nossa extensa lista, porém nossa visita chegou mais rápida do que imaginávamos. A convite da Pousada Porto Imperial, tivemos a oportunidade de conhecer e passar dias deliciosos nessa cidadezinha.

O lugar

Paraty está localizada no litoral sul do Estado, e foi durante o período colonial um dos mais importantes exportadores de ouro do Brasil. É uma cidade histórica bastante conhecida e muito comparada a Tiradentes por sua arquitetura até hoje preservada.

Veja mais dicas de Paraty, para curtir a cidade por completo

Paraty

O charmoso centro histórico de Paraty

Paraty

Com suas ruas de pedra, estilo “pé de moleque”

Ao chegar a Paraty notamos que as ruas são bem complicadas de transitar, pois as pedras do calçamento são enormes e irregulares, carinhosamente chamadas de pés de moleque. Esta foi a única dificuldade que tivemos durante nossa passagem, então podemos afirmar que ela foi perfeita!

Paraty, a Veneza brasileira

A pousada

Desde quando criamos o blog, ainda não havíamos enfrentado tantas horas seguidas de estrada (quase oito, saindo de BH), logo, ao chegar a Paraty o que mais queríamos era ir correndo pra pousada despachar nossas malas e tomar um bom banho. Para nossa surpresa chegamos ao paraíso, rsrs… E paraíso deveria ser o nome da Pousada Porto Imperial, onde ficamos hospedados. Fizemos um post especial sobre a pousada, confere lá!

Porto Imperial

Área da piscina e bar da pousada

Porto Imperial

Quarto da pousada, com uma ótima estrutura

Quantos dias Ficar

Ficamos três dias em Paraty, mas estamos certos que queremos mais, muito mais! Cinco dias na cidade é o suficiente para você conhecer as lindas praias que os distritos e vilas próximos de Paraty podem te oferecer. Perto do centro histórico há outras praias, mas não são as mais belas.

Paraty

O Canal, de onde saem muitas embarcações para passeios

Paraty

Praia do Pontal, ao lado do canal

O centro histórico é pequeno, com muitos becos e vielas. Em cada esquina, uma grata surpresa. Lojinhas de artesanatos, ateliês, restaurantes, um mundo de opções para desfrutar. O movimento do centro é variado, um pouco parado durante o dia, talvez pelo calor, quando as pessoas “migram” para as praias, e bastante movimentado a noite quando os principais restaurantes colocam mesas e cadeiras nas calçadas, e os artistas de rua ditam o ritmo do seu caminhar.

Paraty

Centro histórico, parado durante o dia

Paraty

E bastante movimentado durante a noite

O que fazer em Paraty

Logo em nosso primeiro dia na cidade entramos em várias lojas. Somos desses que entram onde tem uma porta aberta… kkkk… De todas, destacamos duas por serem locais realmente diferentes. Aromas do Paraíso, uma lojinha que nos encantou por suas essências. Ao entrar, achamos que era uma pequena venda de frutas. Imagine pequenos sabonetes com formato e essência da fruta correspondente, fantástico! “Eu fiquei tão encantada que cheirei quase todas as frutas do lugar e é muito real!” – Lu. A loja fica na Rua da Lapa, s/n.

Paraty

Aromas do Paraíso, parece uma feira de verdade

Ao longe avistamos algumas miniaturas que chamaram nossa atenção e decidimos ir ver do que se tratava. Quando nos aproximamos, pequenos casarões coloniais de Paraty e imãs de geladeira no formato de muros rabiscados com lindas frases se espalhavam pelo local. O Atelier Esteban & Ester é a segunda lojinha que destacamos em nossa viagem, um trabalho com muita dedicação e cuidado. Todas as peças são diferentes, ou seja, é realmente um trabalho artesanal. “Achei fantástico, bem delicado, diferente de todos que já vi. Fiquei na dúvida em qual escolher ao procurar um imã para presentear a Lu com uma frase.” – Mateus. O Atelier é bem escondidinho, na Rua da Ferraria, nº 09. Vale a pena conhecer!

Paraty

Conhecendo os detalhes do Atelier Esteban & Ester

Quem vai à praia, procura praia! Em nossos passeios, fomos conhecer Trindade que é um bairro mais afastado de Paraty e fica a 30 km do trevo de entrada da cidade. Trindade é uma vila de pescadores que ganhou fama por conta das suas lindas praias, trilhas e cachoeiras. Fizemos um post sobre nossa breve passagem por Trindade.

Paraty

Uma tarde de diversão em Trindade

Paraty

Praia do Cepilho, destaque por sua bela paisagem

Separamos um dia em Paraty para fazermos um passeio de escuna. Foram cinco horas de muita diversão, que você pode acompanhar em um post especial.

escuna

Passeio de escuna, vale muito a pena fazer

escuna

E rende muitas fotos lindas

Onde comer em Paraty

A gastronomia de Paraty atende a todos os gostos e todos os bolsos. E um dos que mais nos chamou atenção pela qualidade e diversidade foi o Casa do Fogo Bistrô, uma casa especializada em flambados. Veja mais!

Casa do Fogo

Pratos flambados na cachaça

Casa do Fogo

Com produtos da região, que dão um toque especial

Quem busca opções econômicas, Paraty conta com muitos restaurantes com o famoso prato feito que normalmente leva uma salada básica, arroz branco e uma carne ou peixe. Os preços variam entre R$18,00 a R$25,00 por pessoa. Para os mais aventureiros, assim como nós, os trailers de rua oferecem pasteis gourmet próximo à Igreja Matriz e cachorro quente prensado, que é tipo um misto quente de hot dog. Provamos e aprovamos!

Paraty é um lugar meio doido! Todo dia a previsão era de chuva, mas ao olhar pro céu, um sol rachando na nossa cabeça! Kkkk… Para viver em harmonia e paz, só mesmo com um bom picolé ou sorvete. Caminhando pela cidade descobrimos uma paleta sensacional! Todos os dias tínhamos uma boa desculpa para passar por lá.. rsrs… Imaginem paletas de Nutella com leite Ninho?! Paletas de açaí com leite condensado, paletas de churros! (MEU DEUS!) Era isso pra melhor!! La Señorita Paletas Mexicanas é uma parada certa quando quiser se refrescar em Paraty.

Paraty

Paletas Mexicanas para vencer o calor

Paraty

Uma mais perfeita do que a outra

Fechamos muitíssimo bem nossa breve passagem por Paraty com a nossa tradicional noite do vinho na pousada Compramos algumas geleias no Empório da Cachaça, uma loja especializada com produtos da região e brindamos ao final de mais um roteiro.

Paraty

Paraty, uma cidade que vai deixar saudades e ótimas lembranças

Luíza e Mateus

www.casamil.com.br

Estivemos em Paraty entre os dias 19 de dezembro e 21 de dezembro de 2016.

 

Veja também:

+ Pousada Porto Imperial

+ Vila de Trindade

+ Passeio de Escuna em Paraty

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *