São José da Serra: Ideal para quem procura estradas de terra e cachoeiras

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Explorar, essa é a palavra que nós estamos seguindo a risca! Estamos adorando tudo que temos descoberto, e esperamos que vocês também estejam! O destino da vez foi São José da Serra, então nos acompanhe nessa nova experiência.

O lugar

São José da Serra é um Vilarejo pertencente à Jaboticatubas (MG), próximo a Serra do Cipó, na região Metropolitana de Belo Horizonte. De carro, você gasta em média duas horas para chegar, partindo da capital. “A ida para esse lugar foi um pedido meu, pois eu conheço São José desde pequena, mas nunca explorei de verdade seus cantinhos – Lu”. São José possui aproximadamente 900 habitantes… sim! É bem pequeno e lembra muito outro lugarzinho que já visitamos, Lapinha da Serra, que fica bem perto, inclusive. No entorno da Serra do Cipó existem muitos lugares lindos, ainda pouco explorados.

São José da Serra

A “avenida” principal de São José da Serra

São José da Serra

O tumultuado “hipercentro” de São José da Serra

Quantos dias ficar

Saímos em uma sexta-feira para passar o fim de semana. Acreditamos que dois ou três dias é o período ideal para aproveitar São José da Serra. O lugar tem poucas atrações noturnas, e durante o dia, o melhor programa são as visitas a lagos, rios e cachoeiras.

São José da Serra

O vilarejo é repleto de riachos, lagos e cachoeiras

São José da Serra

Com lindas paisagens e muio verde

Dica de Hospedagem

São José não tem muita diversidade de locais para ficar, mas têm algumas pousadas, chalés e casas para alugar. Para os mais aventureiros, o vilarejo dispõe de muitas áreas de camping.

Decidimos ficar em uma casa, alugada por um amigo dos pais da Lu, e para nossa surpresa a casa era incrível! Tinha uma piscina grande, fogão a lenha, forno a lenha, churrasqueira, três quartos com suíte, uma ampla sala… enfim, muito espaço e conforto! E tinha wi-fi! Pois São José não tem sinal de celular. Uma verdadeira paz!

São José da Serra

Casa simples, confortável…

São José da Serra

… mas com uma bela piscina!

O que fazer em São José da Serra

Chegamos no início da noite de sexta-feira, então fizemos o tradicional brinde com uma cervejinha, para celebrar o início de mais uma viagem. Sentamos na varanda após descarregar as malas e ficamos conversando por horas, na companhia de dois pequenos cachorros que “vigiavam” a casa. Comemos uma canjiquinha preparada no fogão à lenha e fomos dormir para aguentarmos o ritmo agitado do próximo dia.

No sábado acordamos bem cedinho, tomamos café em casa com coisinhas que compramos em Belo Horizonte, arrumamos e partimos para o nosso primeiro passeio. Fomos conhecer uma mini fazenda, que era do mesmo dono da casa onde ficamos hospedados. Nessa fazendinha também havia alguns chalés disponíveis para hospedagem. O lugar é bem gostoso, vivemos por algumas horas a paz de uma fazenda, e nos divertimos vendo os diversos animais que ali viviam.

São José da Serra

Mini fazenda, com diversos animais

São José da Serra

Que vivem na maior tranquilidade

Seguimos em uma caminhada de mais ou menos 15 minutos, em uma trilha bastante fechada, para conhecermos um riacho bastante conhecido na região como Rala Bunda. Ele recebe esse nome por ter algumas pedras que você pode escorregar como se fosse um tobogã aquático. A água estava extremamente gelada, mas com o calor que estava fazendo, foi bem refrescante. Ficamos um tempinho curtindo a água e depois aproveitamos a vista e o silêncio do lugar, até a hora de voltarmos pela mesma trilha.

 O lugar é bem gostoso, vivemos por algumas horas a paz de uma fazenda, e nos divertimos vendo os diversos animais que ali viviam.

Trilha entre árvores, pedras e plantações

 O lugar é bem gostoso, vivemos por algumas horas a paz de uma fazenda, e nos divertimos vendo os diversos animais que ali viviam.

Com um final que vale a pena

O vilarejo é repleto de riachos, lagos e cachoeiras

Gelada? Sim! Mas muito refrescante

Hora do almoço, hora do churrasco! Aproveitamos o espaço que tínhamos para fazer um churrasco, tomar uma gelada e curtir a piscina. Após almoço, descanso. De tarde, nos arrumamos novamente e fomos conhecer outro ponto famoso de São José. As horas não passam nesse vilarejo… o dia rende muito. Achamos ótimo!

 O lugar é bem gostoso, vivemos por algumas horas a paz de uma fazenda, e nos divertimos vendo os diversos animais que ali viviam.

Almoço com churrasco e cerveja

Desta vez fomos conhecer o Poção, que é tipo uma piscina natural com água corrente e bem profundo. Medimos de 3 a 4 metros em alguns pontos do lago, então tome cuidado! O poção fica dentro de uma propriedade particular, então se quiser entrar é necessário pagar, mas vale a pena, foi o lugar que mais gostamos de conhecer!

São José da Serra

Piscina  de água natural, o melhor programa de São José

Saindo de lá, logo em frente fica o famoso Bar do Dedé onde a parada para jogar uma sinuca e comer um bolinho de feijão é obrigatória. Ficamos por um momento vivendo aquilo ali, observando a simplicidade e tranquilidade do lugar, um típico boteco “copo sujo”. Sabe aqueles botecos de esquina que vivem cheios, e às vezes não entendemos o por quê? “A cerveja mais gelada, o melhor atendimento e as melhores histórias você só encontra em um “copo sujo” – Mateus.

São José da Serra

Uma cerveja no Bar do Dedé

São José da Serra

Enquanto jogamos uma sinuca

Fechamos o dia com um pão com linguiça na Mercearia do Helvécio, que estava bem gostoso. Não sabemos ao certo se a linguiça é produzida por ele, mas com a fome que estávamos, essa informação era a que menos importava kkkkk…

Domingo de manhã, nada melhor do que curtir preguiça, certo? Que nada! Levantar e aproveitar o dia antes de ir embora. Acordamos cedinho, tomamos nosso café, e aproveitamos a piscina ao máximo, acompanhados de mais churrasco. No almoço, frango com quiabo, que estava muito bom… só não pergunte se fomos nós que fizemos kkkkk…

São José da Serra

Domingo pede mais churrasco!

Ajeitamos as coisas para ir embora e antes fomos conhecer a parte baixa de São José, onde fica a igreja Matriz e realizam os eventos do vilarejo, e o Restaurante da Cristina, um lugarzinho gostoso, perdido no final da rua. Ali acontece a Festa de São José, sempre no mês de Março. Paramos no restaurante para um café com canudo de doce de leite, enquanto curtíamos a paisagem do jardim ao fundo do estabelecimento.

São José da Serra

A Igreja Matriz

São José da Serra

Alguns detalhes do Restaurante da Cristina

São José da Serra

Com cores que combinam com a igreja

São José da Serra

E um café com docinho mineiro para fechar

São José da Serra

Área externa do restaurante, cheia de vida

Partimos de volta para casa, com mais uma experiência incrível na bagagem. São José da Serra ainda é pequeno, com pouquíssima visibilidade, mas vale muito a pena conhecer.

 

Restaurantes e bares para conhecer

Restaurante da Cristina

Bar do Dedé

Mercearia do Helvécio

 

Luíza e Mateus

www.casamil.com.br

Estivemos em São José da Serra entre os dias 23 e 25 de setembro de 2016

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

13 comentários em: “São José da Serra: Ideal para quem procura estradas de terra e cachoeiras

  1. Olá vc pode me passar o contato dessa casa eu e meu esposo e minha filha estamos querendo passear lá
    Nossa que lugar lindo e calmo
    Se tiver como me passa por favor ?

  2. Legal demais o blog de vcs !! Parabéns!! Estava procurando informações sobre São José da Serra e aqui encontrei ótimas dicas… além das fotos, que ficaram massa demais! Por acaso vcs podem me passar o contato dessa casa que vcs ficaram? Vlw

    1. Ei Emanuel!! Que bom que gostou!!
      Nós tínhamos o contato, mas o dono da casa mudou de telefone e nós perdemos o contato com ele, infelizmente…

  3. Bom dia, voces podem me passar o contato da casa, tenho o costume de acampar no Juvenal (camping piscina natural), gostei muito da casa! Desde já agradeço.

    1. Ei Cláuido, tudo bem? O dono da casa mudou de telefone e não estamos mais conseguindo o contato dele pra te passar… =/ Ele meio que sumiu do mapa!!

  4. Olá! Final do ano vou passar uns dias em São José da serra e gostaria de saber o contato dessa casa que vcs ficaram. Adorei! Podem me passar por favor?! :))

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *