No Banner to display

Um fim de semana na histórica Tiradentes

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Tiradentes é nosso segundo post, e sem dúvida será para sempre o post mais importante, pois foi voltando de lá que tivemos a ideia de compartilhar com vocês nossas experiências em viagens e passeios! Então vamos lá?

O lugar

Tiradentes é uma importante cidade na história de Minas Gerais e seu nome atual deve-se a uma homenagem ao líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, O Tiradentes. A cidade fica próxima de São João Del Rei, a mais ou menos 3 horas de distância de Belo Horizonte (190 km).

Tiradentes

Cavalos e charretes para passeios com guia local

No caminho

Seguindo para Tiradentes, resolvemos parar em uma lanchonete, pois pegar estrada sem comer o tradicional pão de queijo com linguiça é a mesma coisa que não viajar! O local escolhido foi o Café com Prosa, e não poderíamos ter escolhido outro melhor. A lanchonete fica depois da cidade de Entre Rios, à esquerda, sentido Tiradentes. Vale a visita! Pão de queijo quentinho com linguiça caseira… mas nada satisfeitos, ainda pedimos para acrescentar um fatia enooorme de requeijão cremoso! Uma verdadeira bomba mineira! Kkkk…

Na própria lanchonete você encontra alguns adornos e lembrancinhas, mas não compre nada na ida, você terá muita variedade em Tiradentes!

Quantos dias ficar

Ficamos apenas o fim de semana, mas sugerimos ficar pelo menos quatro dias para conseguir aproveitar tudo (ou quase tudo) que a cidade oferece. Acredite, Tiradentes tem muitos lugares para conhecer, muitos restaurantes para saborear, muitas vistas para apreciar e muitas experiências para viver! No final da viagem, decidimos que um fim de semana é pouco, e prometemos voltar em breve!

Tiradentes

Centro histórico sem a presença de carros nos fins de semana

Dica de hospedagem

“Logo quando chegamos a Tiradentes, fiquei maravilhada com sua arquitetura, as ruas de pedra, as casas cheias de flores, todas coloridas! Tudo lindo, com aquela sensação de ter voltado no tempo!” – Lu.

Ao chegarmos, fomos direto pra pousada descarregar as malas. A pousada escolhida fica um pouco afastada do centro histórico, após a estação da Maria Fumaça. Tiradentes tem muitas pousadas, e a argumentação de venda mais comum é sobre a proximidade com o centro histórico, mas se você está viajando de carro ou moto, não se preocupe em ficar muito próximo do centro histórico. A cidade é muito pequena, muito tranquila e fácil de estacionar.

Nosso cantinho da vez foi a Pousada Alecrim, um lugar mágico! Totalmente rústica e bem ao estilo da cidade, charmosa em seus adornos e detalhes. Afastada do centro, sem nenhum barulho externo, o que proporciona a tranquilidade do interior, e com um conceito de “sinta-se em casa” indescritível!

“Chegamos e pedi duas cervejas para brindarmos o fim de semana que estava começando, quando para minha surpresa a proprietária da pousada respondeu que eu poderia abrir a geladeira, pegar o que quisesse e depois anotasse em um papelzinho com o número do quarto. Mais em casa, impossível!” – Mateus.

Tiradentes

Vista de uma das janelas do quarto

O que fazer em Tiradentes

No primeiro dia em Tiradentes decidimos não fazer roteiro e caminharmos sem rumo, por onde tínhamos vontade, conhecendo bares, restaurantes e lojas. E fizemos isso muito bem!

“Eu sou mais comedido, já a Lu vai entrando onde tem porta aberta… kkkk.. esse foi o diferencial do passeio! Lugares que nunca imaginávamos surgiam em nosso caminho. Jardins, gramados e lagos no meio de becos e ruas, como se fôssemos transportados para outra cidade!” – Mateus.

Se quiserem uma sugestão, façam isso! Entrem onde tiver uma porta aberta! Vocês vão se surpreender, assim como nos surpreendemos! Se não fizéssemos isso, temos certeza que a viagem não seria tão incrível! Ah! Vamos confessar… o álcool ajudou! Hahaha… No primeiro dia fizemos uma espécie de “caminhada etílica”. Caminhando, parávamos em bares para comprar cerveja e depois continuávamos.

O primeiro lugar que entramos, conhecemos e apaixonamos foi o Marcas Mineiras Loja e Café. O lugar é transformador! Uma pequena entrada que se transforma em um jardim enorme, com mesas, cadeiras e um aconchegante cantinho para relaxar. Ótimo para tomar uma cerveja, observando a brisa movimentar as folhas das árvores, ou um café no final da tarde, sentindo aquele friozinho do interior chegando. Gostamos tanto, que prometemos voltar!

Tiradentes

Para uma cerveja ou um café, ambiente perfeito

Tiradentes

Com um lindo jardim para relaxar e passar o tempo

Depois de caminhar, conhecer becos, entrar em muitas portas, decidimos parar para comer um pão de queijo (programa bem mineiro), e nos deliciamos no Na Venda Pão de Queijaria (anote esse nome!). Estava esplêndido, maravilhoso! Já amamos pão de queijo, ainda mais com recheio de bacon, calabresa, cebola caramelada e tudo mais que uma verdadeira pão de queijaria oferece!

Tiradentes

Deliciosos pães de queijo recheados

No final da tarde voltamos à pousada para provarmos alguns quitutes mineiros (café com bolos, tortas e broas, feitos na hora), que é oferecido por eles e nos arrumamos para jantar. Sim, vocês devem ter percebido que em Tiradentes você come o tempo inteiro, e é uma coisa mais gostosa que a outra!

Fomos jantar no tradicional Atrás da Matriz, uma casa especializada em peixes, massas e pizzas. O lugar não é famoso atoa, a comida é de primeira, o atendimento excelente, e o preço é um pouco salgado. Mas vale a pena!

Tiradentes

Jantar especial no Atrás da Matriz

Tiradentes

Filet com batata folhada e Salmão ao molho de champignon

Tomamos um bom vinho, nos divertimos muito e ao ir embora, decidimos conhecer uma área nova da cidade, o Pátio Libertas, que fica depois da nossa pousada. Que surpresa boa! Conhecemos o The Bus Pub, simplesmente o pub mais bacana que já fomos! O lugar tem um conceito de pub londrino dentro de um ônibus, estacionado com algumas mesas externas (não, ele não anda pela cidade.. kkkk), com música ao vivo e é também uma burgueria! Como não aguentávamos comer mais nada, ficamos apenas nas cervejas para fechar a noite! Descobrimos que Tiradentes tem muitos lugares bacanas fora do centro histórico, principalmente na região do Pátio Libertas.

Tiradentes

Existe vida além do centro histórico

No segundo dia continuamos nosso passeio pelas ruas de Tiradentes, andando por pequenas feirinhas de artesanato, com direito a uma breve subida até o topo da Igreja São Francisco de Paula, que tem uma bela vista da cidade. Passamos pelo Chafariz de São José e caminhamos, parando em mais algumas lojas de adornos e presentes, até o Museu da Liturgia, um lugar de paz e tranquilidade, onde você tem a oportunidade de sentar, respirar e ouvir poesias, por horas e horas… esquecendo do tempo…

Tiradentes

Vista da Igreja São Francisco de Paula

Tiradentes

Selfie no Chafariz, sem o Chafariz

Tiradentes

Uma pausa no Museu da Liturgia

Chegamos enfim na famosa Matriz de Santo Antônio, o ponto principal da cidade. A Matriz fica bem no alto, com uma vista sensacional para toda a cidade e ao fundo, a Serra de São José.

Tiradentes

Foto ao estilo “somos turistas”

Tiradentes

Foto ao estilo “meu namorado é fotógrafo”

Tiradentes

Nos divertindo pelas ruas de Tiradentes

Uma novidade sobre Tiradentes (pelo menos para nós) é que os carros estão proibidos de transitar pelo centro histórico nos finais de semana, o que deixa o passeio mais prazeroso e tranquilo, e as fotos mais bonitas! A medida foi tomada há dois anos, e quem visitou a cidade antes disso vai sentir muita diferença.

Paramos para almoçar e o local escolhido era especial. “O lugar mexeu com meu coração! Um restaurante temático da Frida Kahlo! Chorei, sim ou com certeza? Sou fã dela, além de ter uma loja inspirada nela, o Fridas!“ – Lu.

Tiradentes

Transbordando alegria por Frida Kahlo

O lugar se chama CasAzul Bistrô e serve uma panqueca muito gostosa! Não era tão picante como nos informaram na sugestão da casa, mas estava de bom gosto. Também não foi o suficiente para nos alimentar, pois ao sair do bistrô fomos direto (direto mesmo!) para um bar. Ficamos encantados com o estilo do lugar, com mesinhas altas, encostadas do outro lado da rua, estilo boteco de interior mas com mais requinte. O lugar se chamava Biroska Santo Reis, e birosca boa tem que ter mandioca frita com linguiça na chapa e uma boa cerveja (artesanal, claro). A cerveja artesanal chamava São Sebastião – Beija-flor (Weiss), e quem quiser experimentar terá que ir lá, pois é produzida por um amigo do proprietário e vendida apenas neste bar.

Tiradentes

Almoço no CasaAzul

Tiradentes

Botecando no Biroska

No final do dia, retornamos para a pousada, para mais uma tarde de cafés e bolos. Já havíamos nos preparado para ficarmos uma noite “em casa” curtir as instalações da pousada. Levamos vinho, queijos e pães, e ficamos no lobby da pousada curtindo a chuva que caía em Tiradentes, ouvindo uma música ambiente, aproveitando o ócio!

Tiradentes

Noite de vinho e queijos na pousada

Domingo era nosso último dia em Tiradentes, então acordamos cedo para conhecer Bichinhos! No final do dia voltamos a Tiradentes para conhecer o Museu de Sant’Ana, instalado na recém reformada cadeia pública de Tiradentes. Achamos o passeio mais interessante pelo local onde o museu está do que pelas imagens em si. Depois, conforme prometemos, demos uma última passada no Marca Mineiras para nos despedir de um fim de semana perfeito!

Tiradentes

Último café em Tiradentes antes de voltar para o mundo real

 

Restaurantes e bares para conhecer

  • Restaurante Atrás da Matriz
  • The Bus Pub
  • CasAzul Bistrô
  • Biroska Santo Reis

Cafeterias 

  • Marcas Mineiras Loja e Café
  • Na Venda Pão de Queijaria

Lojinhas de adornos e lembrancinhas

Foram tantas que decidimos não listar onde passamos. Tiradentes é muito bem servida de lojinhas, aproveite! 

 

Continuamos essa viagem incrível em Bichinhos, confira!

 

Luíza e Mateus

www.casamil.com.br

Estivemos em Tiradentes entre os dias 19 e 21 de agosto de 2016

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

13 comentários em: “Um fim de semana na histórica Tiradentes

  1. Conheci ontem o blog de vcs e nem preciso dizer que: eu a.m.e.i !
    Faço muiitos passeios por Minas com meu namorado também e quem sabe um dia ainda não encontramos por ai rs.
    Amei o passeio de vcs por Tiradentes! Tive um treco aqui haha ao vê o restaurante inspirado na minha amada Frida. Claro que já estou planejamento minha ida pra lá.
    Beijos para o casal!!! Viajar é vida s2

    1. Obrigado Izabel! Corremos o risco de encontrar sim, e seria uma grata surpresa para nós!
      Tiradentes é perfeito, e o CasAzul com a decoração da Frida é sensacional mesmo! Acompanhe o blog e nos dê sugestões de destinos também! Nos vemos por aí…

  2. Bela iniciativa o blog de vocês! Adoramos conhecer, com certeza vamos segui-los nessa linda experiência. Muito obrigada Lu e Mateus! Esperemos contar com a visita de vocês mais vezes no nosso espaço. Sempre um prazer recebê-los! Voltem sempre!! Equipe Marcas Mineiras

  3. Eu AMEI! Tiradentes é minha cidade preferida (como já disse algumas POUCAS vezes)… que texto maravilhoso! Refiz esses caminhos mentalmente e concluí que o marido e filhos também merecem. Talvez com menos cerveja… hehe Sucesso no blog!!! ???

  4. A ordem é ziguezaguear pelas ruas de pedra do Centro, explorando lojas, ateliês, restaurantes e atrações como a bela Igreja Matriz de Santo Antônio? Parabéns vcs encantaram a cidade com essa suas simpatia. Já fui a tiradentes e ao ler essa matéria por um momento achei que não conhecia a cidade.

  5. Delicia, amo Tiradentes e já fui ai centenas de vezes pq minha madrinha mora aí e eu morei em Prados, cidade a qual Bichinhos pertence, não conheço nenhum desses lugar que vcs falaram, só no “atrás da Matriz”, mas ja quero ir pra conhecer esses que vcs falaram. Mais um post delicia!!! ???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *