3ª edição do Festival Verbogentileza será de 10 a 12 de agosto, com programação cultural gratuita

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Convidar. É com este verbo que o Festival Verbogentileza anuncia sua terceira edição para os dias 10, 11 e 12 de agosto, na Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte. O verbo dá movimento ao substantivo “gentileza” e traz sentido ao projeto que busca ser coletivo, uma rede que conecta pessoas e marcas a favor da disseminação da gentileza urbana.

O icônico Portal da Gentileza, a instalação de fitas coloridas e frases inspiradoras, retorna em 2018 e se firma como marca registrada do projeto. Mais que entretenimento, o Festival faz um convite à evolução coletiva, com o objetivo de ceder espaço a quem tem o que dizer, ensinar, mobilizar e encantar.

“Queremos que as pessoas participem, sejam atuantes nesse movimento e não apenas espectadores. Este é um festival que se constrói a partir da participação de cada um. Esperamos que o público venha e convide mais e mais pessoas para entrar nesse movimento com a gente. Para que possamos dar voz ao que está calado, luz ao que está apagado, e calor ao que está frio”, conta Patrícia Tavares, idealizadora do Verbogentileza.

O evento conta com workshops, feiras, oficinas, arte, intervenções cênicas, espaço gastronômico e muita música. Entre as atrações confirmadas, estão as bandas Moons, Castello Branco, Orquestra Atípica de lhamas e Coladera, o bloco Sagrada Profana, a violinista Nath Rodrigues e os DJs Palomita, Divine e Naroca.

A programação ainda inclui cinema ao ar livre, roda de poemas com o Sarau Tramas, oficina de passinhos com o projeto cultural Lá da Favelinha e uma feira gastronômica em parceria com a Amadoria. Outro ponto alto será a aula de ioga com Guru Sangat Kaur Khalsa, doutora em epidemiologia e líder do Instituto de Pesquisa em Kundalini Ioga no Brasil.

Foram convidados projetos já consolidados e iniciantes, com mais e menos visibilidade, com a finalidade de conectar marcas e pessoas que têm apoio e voz aqueles que precisam. Ao convidar, o lugar de fala do outro é respeitado e os palcos do Festival se tornam oportunidades, com uma inclusão relevante e transformadora.

Só assim é possível traçar o caminho sustentável, ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.

“O Festival Verbogentileza tem o objetivo de ser um aprendizado. A partir do momento que as pessoas têm mais consciência de si, elas se tornam mais aptas a se divertirem pelo caminho, seja ele qual for, mais preparadas pra lidar com as adversidades, e muito mais abertas pra entenderem seu lugar no mundo e como elas podem contribuir para o todo. A gentileza faz parte disso. O autoconhecimento e o autocuidado são fundamentais para que as pessoas tenham leveza, sejam mais gentis, contribuam para uma vida urbana melhor”, finaliza Patrícia.

O Festival Verbogentileza é uma iniciativa da “Do Brasil, Eventos, Experiência, Promo”, Dois Arquitetura e Hardy Design, idealizado por Patrícia Tavares, com patrocínio do Instituto Unimed e da Claro Música, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA 0251/001/2017).

Sobre o Verbogentileza

Após mais de um ano de “gestação”, em 2016 foi lançado em Belo Horizonte o projeto Verbogentileza. Uma plataforma de ações individuais, coletivas, on e off-line. A união do verbo ao substantivo “gentileza” materializa, demonstra sentimentos e humaniza atitudes.

“Atitudes gentis são essenciais para a vida em comunidade. Partindo dessa ideia, o projeto verbogentileza promove – por meio da cultura, da educação e de ações de conscientização – valores positivos na esfera da coletividade e no espaço público. Ao estimular, nas interações humanas, o respeito, a inclusão e a diversidade, convida as pessoas a se engajarem criativamente na busca por soluções mais inteligentes, compartilhadas e sustentáveis, que sejam eficazes para melhorar a vida nos grandes centros urbanos”, explica a empresária Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.

Na prática, o projeto Verbogentileza atua via três frentes. As redes sociais são um ponto de apoio constante. No Facebook, Instagram, YouTube e Spotify o público é incentivado a compartilhar posturas responsáveis, autoconhecimento e bem-estar. Há também uma conexão entre pessoas, projetos e coletivos acerca do tema.

As ações pop-up na cidade buscam engajar o público em interações gentis. Em dois anos de projeto, já ocorreu: pintura de muro abandonado; entrega de flores nas ruas; um “dançasso” no Dia Internacional da Felicidade convidando os passantes a dançar; ações interativas nas quais as pessoas deixavam mensagens gentis penduradas em árvores; um “abraçasso” promovendo abraços grátis em uma praça da cidade; participação em eventos sociais, entre outras ações.

E o Festival Verbogentileza é a celebração do projeto com o público, o momento em que as ações se juntam e uma programação cultural e de reflexão é disponibilizada gratuitamente em Belo Horizonte. Até então foram duas edições do Festival, em outubro de 2016 e em julho de 2017.

FESTIVAL VERBOGENTILEZA

Datas e horários: sexta, 10 de agosto, das 17h às 22h | sábado e domingo, 11 e 12 de agosto, das 10h às 22h
Local: Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG
Evento gratuito

 

Luiza e Mateus

www.casamil.com.br

Informações enviadas pela assessoria Doizum Comunicação

Foto de capa: Rodrigo Tinoco

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *