No Banner to display

Rabo de Cavalo: Seguimos pela nova trilha até a cachoeira, em Conceição do Mato Dentro

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Minas Gerais é um Estado com inúmeras regiões de serra, com o relevo bastante acentuado e acidentado, e consequentemente com muitas cachoeiras e belíssimas paisagens.

Nossa aventura da vez foi a convite da mineradora Anglo American, quando nos reunimos com um seleto grupo de jornalistas de Belo Horizonte e subimos a Serra do Cipó até Conceição do Mato Dentro. O destino, a cachoeira Rabo de Cavalo, no distrito de Itacolomi.

Conceição do Mato Dentro é pequena, com quase 20 mil habitantes e fica há 167 km de Belo Horizonte. É considerada a capital mineira do ecoturismo e tem como grande atração a Cachoeira do Tabuleiro, a terceira maior do país com 273 metros de queda livre (a trilha está passando por revitalização e tem previsão de ficar pronta em novembro deste ano).

A cachoeira Rabo de Cavalo é um pouco menor, com 120 metros de queda livre. Percorremos a trilha totalmente revitalizada e com lindas paisagens para visitá-la, e aqui relatamos este prazeroso passeio.

Chegamos ao Atis Hotel no início da noite depois de uma viagem tranquila, porém um pouco cansativa. Só queríamos jantar e descansar, afinal o dia seguinte teria uma boa caminhada.

Acordamos bem cedo, às 6 horas para encarar o frio e tomar um café da manhã bem reforçado. Os carros que nos levariam até o início da trilha já estavam à nossa espera, e assim que todos estivessem prontos, partiríamos.

Até chegarmos a entrada do Parque Estadual da Serra do Intendente, uma área de preservação onde fica a cachoeira, percorremos 20 km em um trajeto de estrada de terra.

img_5995

Vista da estrada no Parque Estadual da Serra do Intendente

img_6004

Mesmo com frio, estávamos animados

Na entrada, fomos apresentados ao analista ambiental da Anglo American, Josimar Gomes, que seria nosso guia durante o passeio. Antes de começarmos, Josimar explicou cuidadosamente todo o processo de revitalização da trilha para a cachoeira.

Para quem não sabe, para explorar qualquer área, uma mineradora precisa apresentar um projeto onde ela propõe planos de investimentos na região e reestruturação do ambiente degradado, projeto este chamado de processo de Condicionante.

Assim, a Anglo American revitalizou a trilha até a cachoeira Rabo de Cavalo, e em todo trajeto pudemos observar as alterações que foram feitas proporcionando mais segurança para o visitante, sem descaracterizar a trilha original, utilizando elementos da própria natureza.

montagem2

Pontes, corrimãos, tudo feito respeitando a natureza

montagem1

Sinalização e mais segurança durante o percurso

img_6085

Algumas escadarias foram criadas para facilitar o acesso

A trilha é bem pequena com cerca de 1,6 km, e hoje conta com nova sinalização, pequenas escadas com corrimões e pontes seguras, permitindo que o percusso seja feita por pessoas de qualquer idade, sem restrições.

img_6028

Um trajeto tranquilo, com poucos obstáculos

img_6065

Quanto mais aproximávamos, mais bela ficava a paisagem

A nossa chegada até a cachoeira foi simplesmente abençoada! Passamos grande parte do tempo sentados, contemplando tamanha beleza e grandiosidade. Foram momentos de paz e renovação!

Não foi possível entrar, pois a água estava bem fria… rsrs… E ao observar a queda d’água, pudemos compreender o porquê do nome Rabo de Cavalo, onde dois cursos d’água se unem, formando a queda principal.

rabo-cavalo-24

Enfim chegamos!

rabo-cavalo-56

Momentos de paz e contemplação

Fizemos o caminho de volta até a cidade e seguimos para um delicioso almoço no centro de Conceição do Mato Dentro, no Restaurante da Lili, um lugar que indicamos pela simplicidade e pelo sabor de uma comida caseira feita no fogão a lenha. Existe algo melhor?

No final da tarde regressamos para BH com um enorme sentimento de gratidão. Amamos os passeios pelo nosso Estado, e pretendemos voltar para fazer a trilha da Cachoeira do Tabuleiro.

 

Obrigado jornalista Henrique André por ser nosso fotógrafo por um dia.. rsrs…

 

Luiza e Mateus

www.casamil.com.br

Estivemos em Conceição do Mato Dentro entre os dias 26 e 27 de junho 2017. O Casal Mil visitou a cidade à convite da Anglo American e  CDN Comunicação, mas todas as opiniões aqui relatadas são isentas e imparciais, o que reflete nossa real experiência.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *