O Bairro Pompéia é um daqueles bairros tradicionais da cidade que tem a cara, o aconchego e o sabor do interior. Tem um bairro igual a esse em cada cidade desse Brasil, fala a verdade! Para estrear nosso mais novo projeto “De Bar em Bairro”, venha conhecer o Pompéia!
“De Bar em Bairro” é um projeto, também antigo, que conseguimos tirar do papel. Um projeto de descobertas e novos olhares sobre bairros em Belo Horizonte, nossa cidade natal e que tanto amamos.
O projeto também é um pedido de quem nos segue. Nossa pretensão é dar dicas de lugares para conhecer, passeios culturais, aventura e claro o mais importante, desbravar os bares de cada região e de cada bairro. Assim como fizemos no Bar do Baiano, cujo post também está aqui no Blog, queremos montar um guia com a nossa curadoria para quem também ama um boteco belorizontino. Dos famosos aos tradicionais, dos novos aos boêmios, um gostoso giro de descobertas desse casal aqui que vos escreve.
O Pompéia é um bairro localizado na região leste de BH. Antigamente essa região era conhecida por três vilas, que faziam parte da ex-colônia Bias Fortes, Vila Parque Jardim, Vila Novo Horizonte e Vila Cruzeiro do Sul. A Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de responsabilidade dos Frades Capuchinhos, foi a razão pelo batismo do bairro.
Começamos o “tour” por um “PF” de respeito: Arroz, feijão, batatas fritas, um típico “bifão”,purê de batatas, carne moída, farofa e couve. Para acompanhar não podia faltar aquela Coca-cola “KS” geladinha e muito refrescante.

Nossa segunda parada foi um pit stop bem rapidinho pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. Fizemos algumas orações e fomos conhecer a loja anexa à paróquia com opções de velas, imagens, escapulário e descobrimos a produção de licores e vinhos dos Freis. Alguns são produzidos no sul do país e trazidos para cá, outros são produzidos aqui. Dentre as opções da bebida, é possível encontrar exemplares com tiragem limitada.
Todo bairro que se preze tem aquele comércio tradicional. Encontramos um armazém que tem de tudo e acabamos levando para casa uma cuscuzeira. Conversando com o proprietário, descobrimos que o estabelecimento dele tem 50 anos de história e é um dos poucos existentes na cidade.

Uma das coisas mais gostosas das padarias de bairro é tomar café no balcão. Não é só pelo café e pela broa de milho com queijo, mas pela boa prosa. No balcão a gente ouve de tudo, política, religião e até as fofocas da vizinhança. Vai me dizer que você não gosta?!
A próxima prosa foi com seu Felisberto, dono de uma mercearia que está há 35 anos no bairro Pompéia. Outro lugar que não poderia faltar é o Pérola do Atlântico, que está no bairro desde 1956. No Pérola, em meio aos pés de alface, salame e pilha, bebemos aquela cerveja gelada e comemos petiscos preparados na hora!

Claro que o Juramento 202 não ficou de fora dessa lista. O bar, que fica na rua de mesmo nome, passou por uma reforma recente, resgatando a arquitetura original da casa. Além das deliciosas cervejas do Viela, os novos petiscos foram providenciais. Não poderíamos fechar esse rolê de Bar a Bairro de outra forma!

Um bairro delicinha que nós amamos visitar para distrair, comprar, comer e beber! Quer ver como foi o primeiro episódio do “De Bar em Bairro: Pompéia”? Clica para assistir:
E você? Conta aqui qual bairro não podemos deixar de conhecer?
Luiza e Mateus
* Estivemos no Bairro Pompéia no dia 30 de março de 2023. Todas as opiniões aqui relatadas são isentas e imparciais, o que reflete nossa real experiência.