O Jambú é uma PANC, planta alimentícia não convencional e a sua flor pode ser usada para ornamentar pratos e também como especiaria. A planta é bem conhecida por uma propriedade peculiar de causar dormência na língua e pelo sabor incrível que confere aos pratos preparados com ela. Mas não é dessa flor ou da sua planta que falaremos hoje.

A Fernanda Souza é periférica, LGBTQIAP +, empreendedora cultural, amazônica e mora em Belo Horizonte há 6 anos. Ela é a idealizadora por trás do 1 Centro Cultural Nortista em BH, onde funciona o restaurante que leva o nome da famosa flor, sua conterrânea. A ideia da Fernanda foi de trazer a ancestralidade de seu povo através da cultura e da memória afetiva alimentar nortista para o prato dos mineiros. E é esse restaurante que você vai conhecer hoje.
Assim como estivemos no Chen Chang Kee Noodle House, e curtimos muito essa visita, no Flor não foi diferente. A Flor de Jambú fica no centro de BH, mais especificamente à Av. dos Andradas, número 367. O entorno da Praça da Estação, inclusive, é uma ótima sugestão de passeio. Tem o Museu de Artes e Ofícios, a Serraria Souza Pinto e o Cura, que é uma exposição de painéis belíssimos, à céu aberto. Outra sugestão é caminhar mais um pouquinho, subir a Rua Sapucaí e fechar o dia pelos bares e restaurantes cujo endereço abriga. É um passeio e tanto!

O restaurante Flor de Jambú nasceu em 2019, e pelas palavras da própria Fernanda, “no intuito de reaproximar nossas Raízes Amazonidas para nortistas fora das fronteiras do Norte”. A cultura nortista é linda demais e a comida é muito maravilhosa. A Flor traz deliciosos pratos típicos da amazônia no cardápio.
Experimentamos o Vatapá, que leva farinha de trigo, camarão, dendê e diversos temperinhos, o Maniçoba, que é Maniva (que é a folha moída da mandioca) , carne de porco, carne de boi, embutidos e também diversos temperinhos.


Em seguida tivemos a honra de comer o típico e polêmico açaí paraense, que é muito diferente do tradicional açaí que estamos acostumados. O “nosso” leva banana, granola, xarope de guaraná e a partir daí o que a nossa mente formiguinha imaginar, leite em pó, M&M`s, Ovomaltine, biscoito, calda de chocolate…e por aí vai! Já o açaí que experimentamos na Flor de Jambu e que é o autêntico açaí, tem um sabor muito peculiar, mas você vai ter que ir lá para experimentar, nós vamos te deixar bem curioso para despertar em você essa vontade de conhecer!

Tem vídeo no nossa canal do Youtube, para assistir só clicar:
A Flor do Jambu recebe os clientes de forma agendada. Basta acessar o perfil do restaurante e entrar em contato. A experiência é super válida e nos apaixonamos!
Flor de Jambú
Av. dos Andradas, número 367 Centro
Belo Horizonte – MG
Luiza e Mateus
* Estivemos no Flor de Jambú no dia 25 de março de 2023. Todas as opiniões aqui relatadas são isentas e imparciais, o que reflete nossa real experiência.