A intrigante Cozinha Oriental

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Nossa segunda experiência em um Curso de Gastronomia no conceituado restaurante Alma Chef foi surpreendente! E para tornar a noite ainda mais especial, foi neste dia que comemoramos um ano do Blog (13/09), o primeiro aniversário festejado de uma forma perfeita!

Fomos convidados para participar de mais uma aula de gastronomia de um dos diversos cursos que o Alma Chef oferece.

botao-foto-gourmet

Em pequenas aulas os Chefs da casa ensinam um menu diferenciado com entrada, opções de pratos principais e sobremesas de maneira simples e que podem facilmente serem repetidos em casa para os amigos e para a família, além de ser uma grande oportunidade de conhecer novos sabores ou estilos de gastronomia.

Aos amantes da cozinha vale ressaltar que a aula é simplesmente deliciosa, pois você não fica apenas observando e anotando… há aquele momento especial que você experimenta! Para nós, o melhor momento! Kkkk…

A aula do dia era sobre Cozinha Oriental, e foi apresentada pelo Chef Igor Anaxagoras. Na ocasião fomos privilegiados, pois participamos da primeira turma deste novo curso oferecido pelo restaurante. Sendo assim, em primeira mão podemos dizer: Que curso fantástico!

img_5929

Chef Igor Anaxagoras durante o preparo dos pratos

No mesmo molde do curso anterior, a aula foi ministrada em uma cozinha aberta, ampla, com mesas e cadeiras dispostas da forma que conseguimos enxergar toda movimentação no ambiente, mas o melhor mesmo é poder ficar em pé, junto ao chef, acompanhando todos os passos. Recebemos um cardápio detalhado dos pratos, ingredientes e modo de preparo.

“Ótima aluna que sou, mais uma vez não deixei passar nadinha e anotei todas as dicas que o chef deu”. – Lu.

montagem1

Ingredientes diversos na preparação de deliciosos pratos

A entrada foi um Carpaccio de Cogumelos Paris com Ervas e Raspas de Cítricos, que estava simplesmente intrigante. Sim! Intrigante, pois não sabíamos explicar como algo tão simples de fazer fosse ter tanto sabor e aroma encantadores.

img_5920

Simples de fazer, não precisa levar ao fogo

img_9942

E tem uma mistura de sabores intrigante

O primeiro prato marcou a proposta do chef Igor, que era trazer para os alunos uma cozinha oriental de alto nível, com um toque tropical, e acredite, ele conseguiu.

O chef fez um Sashimi de Salmão com Lichia, Ovas de Salmão e Croutons com Ervas, uma mistura que a principio parecia um pouco ousada, mas que ao experimentar era simplesmente maravilhosa!
img_9973

A montagem do Salmão com lichia e ovas

img_5924

Lindo e com sabor único, um dos melhores da noite

E ainda tinha mais!

O segundo prato foi um Atum com Escalope de Froie Gras e Espetinho de Banana. Esse nos deixou boquiabertos, sem palavras, e com um pouco de indignação.

“Eu fiquei realmente indignado com esse prato, e até comentei com o Chef. Como algo pode ser tão bom? Como nunca tinha experimentado isso antes? Como viver sem? Kkkk… fiquei bem indignado!” – Mateus

img_0024

Indignação e admiração, palavras que resumem este prato

Vamos deixar aqui a receitinha para fazer esse Atum maravilhoso:

Ingredientes

  • 100 g de filé de atum
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto
  • Azeite para grelhar
  • 60 g de foie gras
  • Flor de sal
  • 1 banana nanica descascada
  • Açúcar mascavo

Modo de Preparo
Atum – Tempere o atum com sal e pimenta. Grelhe o peixe em azeite bem quente. Deixe o filé levemente malpassado.
DICA: Aqueça bastante a frigideira para grelhar o peixe.

Escalope de Foi Gras – Faça pequenos riscos no foie gras e tempere com pimenta. Aqueça bem em uma frigideira de fundo grosso e grelhe o foi Gras. Salpique a flor de sal no escalope.
DICA: Para cortar o Foi Gras, mergulhe a faca em água quente.

Finalização
No centro do prato, coloque o atum. Sobre o atum, disponha o escalope de Foi Gras. Apoie o espeto sobre o atum.

O terceiro prato trouxe uma dúvida muito grande para a Lu, que até hoje não sabe qual foi o melhor da noite.

Se o anterior já havia deixado sem palavras, esse então… O prato era um Steak Tartare no Rolinho de Pão Crocante e Sorvete de Queijo de Cabra com Tomate Seco.

img_5968

O Steak sendo finalizado para servir

A reação de todos foi a mesma. Ficamos encantados com a combinação, e o steak ainda casou perfeitamente bem, trazendo um sabor inigualável.

“Eu não sou muito fã de comida oriental, mas essa noite foi a noite de quebrar tabus. Obrigada Chef Igor Anaxagoras por mudar minha visão por essa gastronomia que hoje sou apaixonada!” – Lu.

img_0043

Seak Tartare, sabor inigualável

E para encerrar a noite que não queríamos que acabasse nunca, a sobremesa. Um Terrine de Goiaba ao Creme Quente de Mascarpone que estava divino! Nem doce, nem amargo, bastante consistente e com o Mascarpone evidenciando o gostinho do queijo brie.

img_5976

Terrine de Goiaba, uma adaptação especial do Chef

Queremos agradecer mais uma vez Restaurante Alma Chef, primeiramente pelo convite, por proporcionar a melhor comemoração de um ano de blog que poderíamos ter e por apresentar neste novo curso uma gastronomia diferenciada da cozinha oriental. Agradecer também por conseguirem através das aulas despertar nas pessoas o amor pela gastronomia e valorizar essa carreira sensacional que é a do Chef de cozinha.

img_5988

Agradecemos ao Chef por essa experiência única

Parabéns também ao Chef Igor Anaxagoras, seu braço direito Camila e todos envolvidos com os cursos do Alma Chef.

ALMA CHEF

Endereço: Rua curitiba, 2081 – Bairro Lourdes – Belo Horizonte – MG

Valor do curso: R$180,00 (por pessoa) / Curso Cozinha Oriental: Entrada, três pratos principais e uma sobremesa

 

Luiza e Mateus

www.casamil.com.br

 

Estivemos no Alma Chef no dia 13 de setembro de 2017. O Casal Mil visitou a casa a convite do restaurante, mas todas as opiniões aqui relatadas são isentas e imparciais, o que reflete nossa real experiência.

Veja também:

+ Gastronomia Mineira Internacional

+ Curso Menu Saudável no Alma Chef

+ Festival de Gastronomia em Tiradentes

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *