Casa do Fogo: Bistrô especializado em flambados na cidade de Paraty

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Comer é bom, mas comer bem não tem explicação!

Paraty nos deixou com um gostinho muito bom no paladar, principalmente por causa de um dos restaurantes famosos da cidade, o Casa do Fogo.

Casa do Fogo existe há 15 anos, completados exatamente hoje, no dia em que publicamos este post (02/01/17) e é uma casa especializada em flambados. Para quem não conhece a técnica, flambar vem do francês flamber, que significa “passar pela chama”, e como muitas outras técnicas culinárias, os flambados também foram descobertos acidentalmente.

Casa do Fogo

O Chef Guilherme Aurélio preparando nossos pratos

O restaurante adotou esta técnica em seus pratos mesclando os conhecimentos da alta gastronomia internacional, inspirada na cultura regional com a utilização de produtos orgânicos e sustentáveis produzidos pelas comunidades da região de Paraty. Todas as receitas foram elaboradas pelo Chef Caju, um dos proprietários da casa.

Fomos convidados a experimentar algumas delícias cuidadosamente preparadas. Visitamos o restaurante em nossa última noite em Paraty, para fechar nosso período na cidade com chave de ouro!

O cardápio conta com uma lista extensa de carnes, frutos do mar e peixes, todos flambados na cachaça. “Eu pensei em pedir uma moqueca para nós dois, que parecia ser bem atrativa, mas a Lu ainda tem uma pequena resistência para comer peixes… aos poucos melhoramos isso” – Mateus.

Na hora de pedir, seguimos a sugestão da equipe da casa e escolhemos:

Casa do Fogo

Riso Polvo Maracujá – Polvo flambado com arroz negro perfumado ao maracujá e mel (para o Mateus)

Casa do Fogo

Filet Mignon Bistrô – Filé mignon ao molho de vinho com legumes flambados e arroz (para a Lu)

“Eu escolhi uma carne, e não me arrependo de forma alguma!” – Lu.

Ficamos sentados conversando e observando o espaço, que lembra muitíssimo um boteco, e a decoração está diretamente ligada a sua matéria prima, que é a cachaça. Um boteco gourmet, com pratos incríveis! Na noite que estivemos por lá (quarta-feira), havia uma música ao vivo muito gostosa, tocada por Marcelo Arty, com um jeitinho bem brasileiro.

Casa do Fogo

O lugar nos lembra um boteco, ambiente que adoramos

Casa do Fogo

Mas com todo charme de um bistrô

Casa do Fogo

Marcelo Arty, um show à parte nas quartas-feiras

A chuva chegou de surpresa, o que é comum em Paraty, e as mesas que normalmente ficam do lado de fora, na rua tiveram que ser colocadas pra dentro, mas nada que atrapalhasse o bom andamento da casa.

Entre as chamas que subiam e desciam na cozinha, e que observávamos de longe, chegaram nossos pratos. “Tá aí um diferencial bem legal. Você consegue acompanhar enquanto os pratos são preparados, e rende fotos lindas!” – Lu.

Os pratos estavam muito saborosos, com um toque especial da cachaça. “Eu achei divino, o arroz muito bem temperado, os legumes flambados fizeram toda a diferença… e a carne então? Levíssima!” – Lu.

“Adorei o polvo! Estava extremamente macio. Conversei com o Chef Caju que me explicou um pouco sobre seu preparo, e descobri que até então eu não havia experimentado polvo por alguém que soubesse prepara-lo de verdade.” – Mateus.

Podemos dizer com propriedade que fechamos muito bem nossa estadia em Paraty. Não é atoa que o restaurante completa 15 anos. Parabéns Leila e Chef Caju (proprietários da casa) pela qualidade, atendimento e excelente gastronomia. E que venha os próximos 15, 30, 50 anos!

 

CASA DO FOGO BISTRÔ

Endereço: Rua Comendador José Luiz, 390 (antiga rua da Ferraria) – Centro Histórico – Paraty – RJ

Valores: Riso Polvo Maracujá – R$82,00 / Filet Mignon Bistrô – R$60,00

 

Luíza e Mateus

www.casamil.com.br

 

 

Estivemos no Casa do Fogo no dia 21 de dezembro de 2016. O Casal Mil visitou o lugar a convite do restaurante, mas todas as opiniões aqui relatadas são isentas e imparciais, o que reflete nossa real experiência.

Veja também:

+ Pousada Porto Imperial

+ Vila de Trindade

+ Um passeio de Escuna em Paraty

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

2 comentários em: “Casa do Fogo: Bistrô especializado em flambados na cidade de Paraty

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *