No Banner to display

Mercado Central de Belo Horizonte: Caminhando entre cores e sabores

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Sabemos que toda cidade possui um grande centro comercial onde você encontra frutas e verduras frescas, alimentos para casa e alguns utensílios para o lar. E desde o desenvolvimento de Belo Horizonte, para ser mais exato há 87 anos que a história da cidade se mistura com a história do nosso centro comercial, o tão querido Mercado Central.

O Mercado Central, como o próprio nome sugere, fica na região central da cidade e é de fácil acesso. O mercado é bastante movimentado durante a semana, e nos fins de semana costuma ser mais ainda, principalmente por conta dos bares que tradicionalmente ficam cheios e são um grande atrativo para a população local e os turistas.

Por sua localização, a melhor maneira de visita-lo é de UBER, taxi, ônibus ou até mesmo a pé, se você estiver por perto. Estacionar na área central da cidade é caro, e no Mercado não seria diferente (R$10 a hora). Por isso busque alternativas de transporte e desfrute com calma a sua passagem por lá.

montagem1

Uma tarde para redescobrir o Mercado Central

Separamos uma tarde de quinta-feira para caminharmos e fotografarmos o Mercado. Não usaremos o termo “conhecer”, pois já conhecemos bastante… bom, pelo menos achávamos que sim. Na verdade não conhecíamos quase nada, pois todo corredor que entrávamos nos apresentava uma grata surpresa. Logo na nossa chegada tivemos uma baita aula sobre cachaças, queijos e cafés.

A primeira loja que entramos foi a que mais nos encantou, a Tupiguá. Adoramos empórios com queijos, temperos e bebidas diferentes e esse era especial. Conhecemos a proprietária, Ana Gabriela, que gentilmente nos recebeu e explicou que seu grande diferencial é trabalhar com marcas exclusivas e alguns produtos elaborados por ela.

mercado

Tupiguá, um lugarzinho que adoramos, dentro do Mercado

Experimentamos as cachaças Taverna de Minas, premiadíssima e muito saborosa, e também a cachaça Flor das Gerais, que nos agradou bastante. Ana Gabriela é engenheira de alimentos por formação, especialista em cachaças e produz queijos especiais, muito saborosos. Degustamos um com tempero árabe, o segundo de chimichuri, e o último e igualmente saboroso, de damasco.

mercado

Queijos elaborados e vendidos exclusivamente pela Tupiguá

“Pensa num trem bem bão? Daquele jeitinho todo especial e mineiro de ser? Era o queijo de damasco, estou completamente apaixonada!” – Lu.

Antes de irmos, uma breve pausa para fotos e um presente que adoramos. Viciados em café que somos (pão de queijo também), ganhamos um pacote do Café da Origem, 100% arábico, exclusividade do empório, para saborearmos em casa.

Lugar de cores e sabores, com contrates e aromas peculiares. Tudo que é bem característico de Minas Gerais você consegue encontrar no Mercado Central. E se tem queijo, cachaça e café, tem quitutes da roça! Caminhando, encontramos o Dona Diva, que é um ponto tradicional do mercado, mas admitimos que nunca vimos antes… rsrs… Paramos para saborear um bolo de fubá e um café, que por sinal estavam muitos bons.

dona diva

Bolo de fubá e um cafezinho no Dona Diva

E falando de quitutes, vamos falar de pães. Outro estabelecimento que, pelo menos para nós, era novidade ali no Mercado Central era a Du Pain, uma padaria artesanal que trabalha com produtos orgânicos. Pães especiais brioches, queijos, salames, vinhos… um cantinho que realmente nos agradou no sabor e nas fotos.

img_6211

Du Pain, uma grata surpresa com pães artesanais

Depois de caminhar descobrindo locais que não conhecíamos ali, dentro do principal mercado da nossa cidade, STOP! Uma pausa para fotos, poses e malabares. “Eu tentei fazer arte com algumas frutas, jogando-as para cima e quase fiz foi m****! Kkkk…” – Mateus.

Mercado central

Nota positiva: Ninguém se machucou seriamente

mercado

Para quem gosta de fotografia, o Mercado Central é um lugar perfeito para se divertir

Dizem que se for ao mercado e não comer o tradicional abacaxi fatiado na Praça do Abacaxi, e o fígado com jiló e cerveja, você não foi ao mercado. Bom, não gostamos de fígado, muito menos de jiló! Mas de abacaxi sim, então meia tradição foi mantida! Kkkk… E ainda experimentamos um gostoso caldo de cana, moído na hora.

mercado

Encontro de cores e sabores

O Mercado Central é tudo isso e mais um pouco. Lojas de artesanatos, adornos para o lar, queijos, temperos, frutas, verduras, legumes, carnes, doces de todos os tipos e regiões mineiras, chapéus, folhas e ervas medicinais, pimentas e mais um mundo de coisas. Nesta época então, encontramos bastante adereços para o carnaval também. “Para quem quiser virar sereia nesse carnaval, lá você encontra um monte de conchinhas, tiaras e fantasias!” – Lu.

mercado

Em cada canto uma descoberta

mercado

Detalhes inusitados do Mercado Central

Saímos deste lugar cultural e gastronômico com a certeza de ter redescoberto o Mercado Central, e com a vontade de voltar muito mais vezes.

MERCADO CENTRAL

Endereço: Avenida Augusto de Lima, 744 – Bairro Centro – Belo Horizonte – MG

Horário de funcionamento: Segunda a sábado, (7h às 18h) / Domingos e feriados (7h às 13h)

 

Luiza e Mateus

www.casamil.com.br

 

Estivemos no Mercado Central no dia 9 de fevereiro de 2017.

Veja também:

+ Onde encontrar o tradicional tropeiro mineiro

+ Buteco e pizza! Santa União

+ Feira reúne mais de 20 cervejarias artesanais

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someonePrint this page

11 comentários em: “Mercado Central de Belo Horizonte: Caminhando entre cores e sabores

  1. Quanto sabores e cores neste mercado. Amo mercados centrais são tantas delícias e a viagem fica mais completa quando conhecemos a gastronomia e os sabores do local. As fotos e relato estão incríveis. Dá vontade de viajar agora pra Minas. Minas é inesquecível!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *